terça-feira, 17 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 820


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

O texto abaixo é base para a questão 820

A AVENTURA DO COTIDIANO

Parábola da falta d’água:
Vivia faltando água naquela fábrica. O dono da fábrica tinha de se valer de um sujeito que lhe trazia uma pipa d’água regularmente, ao preço de três mil cruzeiros.
Um dia o tal sujeito o abordou:
— O patrão vai me desculpar, mas vamos ter de aumentar o preço. De hoje em diante a pipa vai custar cinco mil cruzeiros.
— Cinco mil cruzeiros por uma pipa d’água? Você está ficando doido?
— Não estou não senhor. Doido está é o manobreiro, que recebia dois e agora quer receber três.
— E posso saber que manobreiro é esse?
— Manobreiro desta zona, responsável pelo controle da água. Eu vinha pagando dois mil a ele, mas agora ele quer é três. Não sobra quase nada pra mim, que é que há? E está ameaçando de abrir o registro se eu não pagar.
— Abrir o registro? Que conversa é essa? Me explique isso melhor.
— Se o senhor não me pagar, eu não pago a ele. Ele deixa entrar a água e lá se vai por água abaixo o nosso negocinho. SABINO, Fernando. Obra reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 740.

820. (IBGE – Agente Censitário Municipal - 2010) Considerando as classes das palavras dos dois últimos parágrafos do texto, no trecho

“— Abrir o registro? Que conversa é essa? Me explique isso melhor.
— Se o senhor não me pagar, eu não pago a ele. Ele deixa entrar a água e lá se vai por água abaixo o nosso negocinho”, está INCORRETO afirmar-se que ali se encontram

(A) seis pronomes pessoais.
(B) somente três substantivos.
(C) duas preposições.
(D) oito formas verbais.
(E) um pronome interrogativo e dois demonstrativos.

Comentários.

Questão sobre classes gramaticais.

Correta a assertiva (A), porque há seis pronomes pessoais, a saber: “Me” (na fala do dono da fábrica) e “me” (na fala do sujeito da pipa d’água) ambos pronomes oblíquos átonos de 1ª pessoa); “eu” (pronome pessoal do caso reto de 1ª pessoa do m “singular), “ele” e “Ele” (pronomes pessoais do caso reto de 3ª pessoa do singular) e “nosso” (pronome possessivo de 1ª pessoa do plural).
Errada a assertiva (B), porque há, no trecho, cinco substantivos e não apenas três. Observem-se os substantivos: “registro”, “conversa”, “água” em duas ocorrências e “negocinho”.

Correta a alternativa (C), pois as duas preposições são “a”, “eu não pago a ele”, e “por”.

Certa a afirmativa (D), pois as oito formas verbais são “Abrir”, “é”, “explique”, “pagar”, “pago”, “deixa”, entrar” e “vai”.

Correta a afirmação contida na opção (E). O pronome interrogativo é “Que”, e os dois demonstrativos são “essa” e “isso”.

Resposta: B.

2 comentários:

  1. saudades do professor menegotto.
    se estiver viajando ou de férias do blog, a gente entende.um grande abraço.
    sandra oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa questão, ótima explicação.

    ResponderExcluir