sábado, 7 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 810


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

O texto abaixo é base para a questão 810

Texto II

A história de nós mesmos

Somos dependentes da memória — e é justificável que sejamos. É essa faculdade que nos permite desde executar tarefas básicas do dia a dia — como escovar os dentes, ir ao mercado e encontrar o caminho de volta para casa — até aprender (e fixar) conceitos, procedimentos ou teorias complexas. E é fundamental para nossa proteção, pois nos lembrarmos de que fogo queima e que nos envolvermos em certas situações é prejudicial (ou até fatal) muitas vezes garante a sobrevivência física e o bem-estar emocional.

É também a capacidade mnêmica que nos possibilita conectar informações e transmitir nossas histórias — tanto coletivas quanto pessoais. E oferece o contorno de nossa identidade, permitindo até mesmo planejar o futuro. Recentemente, pesquisadores comprovaram que as áreas cerebrais envolvidas na produção de projeções e planejamentos são as mesmas usadas na manutenção de recordações.

Essa constatação vai ao encontro de uma ideia com a qual a psicanálise trabalha há mais de um século: elaborar o que se viveu para escapar da repetição e encontrar possibilidades de futuro. Hoje os cientistas sabem que nossas recordações não são reproduções fiéis do que vivemos. LEAL, Gláucia. Revista Mente e Cérebro, Edição especial n. 27. São Paulo: Ediouro Duetto Editorial Ltda. Adaptado.

810. (SEPLAG – Fiscal de Controle Sanitário) De acordo com o Texto II, a memória é fundamental para nossa proteção porque

(A) assegura a sobrevivência física e também o bem-estar emocional.
(B) impede que seres humanos se beneficiem de experiências passadas.
(C) oferece informações práticas sobre hábitos saudáveis ao organismo.
(D) possibilita a descoberta de como o cérebro produz lembranças.
(E) revive as recordações traumáticas que devemos esquecer.

Comentários.

Questão de interpretação de texto.

A leitura atenciosa do texto II permite chegar à conclusão de que a memória é fundamental para nossa proteção, porque assegura a sobrevivência física e também o bem-estar emocional. Portanto está correta a afirmação contida na assertiva (A).

Está errada a afirmação da opção (B), porque a memória permite que os seres humanos se beneficiem de experiências passadas, não impede.

Não há afirmação no texto de que a memória ofereça informações saudáveis ao organismo, nem que possibilite a descoberta de como o cérebro produz lembranças. Portanto, estão erradas as assertivas (C) e (D).

É absurda a afirmação contida na alternativa (E), porque, mesmo que a memória possibilite reviver recordações traumáticas, não há relação lógica com a afirmação de que devemos esquecê-las, nem mesmo relação com o fato de a memória ser fundamental para a nossa proteção.

Resposta: A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário