domingo, 1 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 804


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

804. (CASA DA MOEDA – Assistente Téc. Admin. – Programador de Computador-2012) Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares.

Que forma verbal destacada abaixo está conjugada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?

(A) Se essas crianças podessem, certamente não estariam nas ruas.
(B) O que a sociedade deseja é que cada criança esteje em sua família.
(C) É preciso que não meçamos esforços para tirar as crianças das ruas.
(D) Se eu ver uma criança maltrapilha chorando na rua, não mais a ignorarei.
(E) Seria importante que o Congresso proposse uma lei de proteção aos menores de rua.

Comentários.

Questão sobre tempos e modos verbais.

Errada a cosntrução da assertiva (A), porque o verbo “poder”, no pretérito imperfeito do subjuntivo, deve ser conjugado da seguinte forma: se eu pudesse, se tu pudesses, se ele(a) pudesse, se nós pudéssemos, se vós pudésseis, se eles(as) pudessem, com todas as formas apresentando “u”.

A forma verbal do presente do subjuntivo de “estar”, na 3ª pessoa do singular, é “esteja”, com “a” final. Errada, portanto, a opção (B).

Correta a construção da alternativa (C), pois o verbo “medir”, no presente do subjuntivo, deve ser conjugado da seguinte forma: que eu meça, que tu meças, que ele(a) meça, que nós meçamos, que vós meçais, que eles(as) meçam. Todo o presente do subjuntivo se deriva da 1ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu MEÇO, logo “que eu meça”... “que nós meçamos”.

O verbo “ver” no futuro do subjuntivo, deve ser conjugado da seguinte forma: se/quando eu vir, tu vires, ele(a) vir, nós virmos, vós virdes, eles(as) virem, todos com “i”. Errada, dessa forma, a construção da opção (D).

O verbo “propor”, que é derivado de “pôr”, deve ser conjugado como o seu primitivo em todas as formas. Logo deve ser “Seria importante que o Congresso propusesse...”, como “pusesse”. Errada a assertiva (E).

Resposta: C.

Um comentário: