segunda-feira, 2 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 805


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

805. (CASA DA MOEDA – Assistente Téc. Admin. – Programador de Computador-2012) Algumas palavras são acentuadas com o objetivo exclusivo de distingui-las de outras. Uma palavra acentuada com esse objetivo é a seguinte:

(A) pôr
(B) ilhéu
(C) sábio
(D) também
(E) lâmpada

Comentários.

Questão sobre acentuação.

O verbo “pôr” leva acento diferencial para ser diferenciado da preposição “por”. Mas apenas o verbo “pôr”, pois seus derivados não são acentuados: impor, transpor, compor, depor, recompor... Correta a assertiva (A).

Errada a assertiva (B), pois “ilhéu” deve ser registrado com acento gráfico pela regra do “éi” (anéis, pincéis, bacharéis...), “eu” (chapéu, réu...) e “oi” (anzóis, caracóis...).

A palavra “sábio” é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente, como “Mário”, “comércio”, “berçário”... Errada a assertiva (C).

Em “também”, o acento se deve à regra das oxítonas terminadas em “em” e “ens”: “armazém”, refém”, “vintém”... Errada a assertiva (D).

A palavra “lâmpada” é acentuada pela regra das proparoxítonas. Errada a assertiva (E).

Resposta: A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário