terça-feira, 10 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 813


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

813. (SEPLAG – Fiscal de Controle Sanitário) A correspondência oficial é uma espécie formal de comunicação, estabelecida entre os órgãos do poder público para elaborar atos normativos e comunicações. É pautada por uma padronização de linguagem e de estrutura, que se caracteriza por: padrão culto da linguagem, impessoalidade, formalidade, clareza, concisão, uniformidade, uso adequado dos pronomes de tratamento. Para que as comunicações sejam compreendidas por todo e qualquer cidadão, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico. Ofícios, memorandos, atas são exemplos de correspondência oficial.

Com relação ao emprego dos pronomes de tratamento, é INCORRETO afirmar que

(A) esses pronomes exigem forma verbal conjugada na terceira pessoa gramatical.
(B) o pronome Vossa Excelência é utilizado em correspondência dirigida às altas autoridades do governo.
(C) o gênero gramatical do adjetivo relacionado a um pronome de tratamento deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere.
(D) o pronome Vossa Eminência deve ser empregado em correspondência dirigida a reitores de universidades.
(E) os pronomes possessivos referidos aos pronomes de tratamento são flexionados na terceira pessoa.

Comentários.

Questão sobre redação de correspondências oficiais.

A expressão de tratamento “Vossa Eminência” deve ser utilizada para cardeais da Igreja Católica. Para reitores de universidades, o tratamento é “Vossa Magnificência”. Está errada, portanto, a afirmação da alternativa (D).

As demais alternativas contêm afirmações corretas.

Resposta: D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário