domingo, 8 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 811


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

O texto abaixo é base para a questão 811

Texto II

A história de nós mesmos

Somos dependentes da memória — e é justificável que sejamos. É essa faculdade que nos permite desde executar tarefas básicas do dia a dia — como escovar os dentes, ir ao mercado e encontrar o caminho de volta para casa — até aprender (e fixar) conceitos, procedimentos ou teorias complexas. E é fundamental para nossa proteção, pois nos lembrarmos de que fogo queima e que nos envolvermos em certas situações é prejudicial (ou até fatal) muitas vezes garante a sobrevivência física e o bem-estar emocional.

É também a capacidade mnêmica que nos possibilita conectar informações e transmitir nossas histórias — tanto coletivas quanto pessoais. E oferece o contorno de nossa identidade, permitindo até mesmo planejar o futuro. Recentemente, pesquisadores comprovaram que as áreas cerebrais envolvidas na produção de projeções e planejamentos são as mesmas usadas na manutenção de recordações.

Essa constatação vai ao encontro de uma ideia com a qual a psicanálise trabalha há mais de um século: elaborar o que se viveu para escapar da repetição e encontrar possibilidades de futuro. Hoje os cientistas sabem que nossas recordações não são reproduções fiéis do que vivemos. LEAL, Gláucia. Revista Mente e Cérebro, Edição especial n. 27. São Paulo: Ediouro Duetto Editorial Ltda. Adaptado.

811. (SEPLAG – Fiscal de Controle Sanitário) A justificativa do emprego do sinal de pontuação está ERRADA em

(A) “Somos dependentes da memória — e é justificável que sejamos.” (1º período do 1º parágrafo) - Emprego do travessão para introduzir um comentário.
(B) “É essa faculdade que nos permite desde executar tarefas básicas do dia a dia — como escovar os dentes, ir ao mercado e encontrar o caminho de volta para casa [...]” (2º período do 1º parágrafo) - Emprego do travessão para introduzir uma enumeração.
(C) “[...] pois nos lembrarmos de que fogo queima e que nos envolvermos em certas situações é prejudicial (ou até fatal) muitas vezes garante a sobrevivência física e o bem-estar emocional.” (3º período do 1º parágrafo) - Emprego dos parênteses para acrescentar uma informação.
(D) “É também a capacidade mnêmica que nos possibilita conectar informações e transmitir nossas histórias — tanto coletivas quanto pessoais.” (1º período do 2º parágrafo) – Emprego do travessão para inserir um detalhamento da informação.
(E) “E oferece o contorno de nossa identidade, permitindo até mesmo planejar o futuro.” (2º período do 2º parágrafo) - Emprego da vírgula para indicar a supressão de uma palavra.

Comentários.

Questão sobre pontuação.

No trecho “Somos dependentes da memória — e é justificável que sejamos” (1º período do 1º parágrafo), o travessão foi utilizado para introduzir um comentário da autora em relação ao que afirma imediatamente antes. Correta a alternativa (A).

Em “É essa faculdade que nos permite desde executar tarefas básicas do dia a dia — como escovar os dentes, ir ao mercado e encontrar o caminho de volta para casa [...]” (2º período do 1º parágrafo), o travessão foi utilizado para introduzir uma enumeração de tarefas que a memória nos permite, com três segmentos, a saber: 1. “como escovar os dentes”, 2. “ir ao mercado” e 3. encontrar o caminho de volta para casa”. Correta a assertiva (B).

No segmento “[...] pois nos lembrarmos de que fogo queima e que nos envolvermos em certas situações é prejudicial (ou até fatal) muitas vezes garante a sobrevivência física e o bem-estar emocional” (3º período do 1º parágrafo), os parênteses foram empregados para acrescentar uma informação não observada anteriormente, ou seja, a de que se envolver em certas situações não é apenas prejudicial, mas fatal. Correta a afirmação contida na assertiva (C).

Quanto ao segmento “É também a capacidade mnêmica que nos possibilita conectar informações e transmitir nossas histórias — tanto coletivas quanto pessoais.” (1º período do 2º parágrafo), o emprego do travessão destaca a inserção de um detalhamento da informação, a saber: nossas histórias tanto coletivas quanto pessoais. Correta a alternativa (D).

No trecho “E oferece o contorno de nossa identidade, permitindo até mesmo planejar o futuro” (2º período do 2º parágrafo), a vírgula foi empregada para isolar oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio, que, no caso, inicia por “permitindo”. Portanto não se trata de vírgula que indica a supressão de uma palavra, pois não há, no trecho, palavra suprimida e representada por vírgula. Errada a assertiva (E).

Resposta: (E).

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