quinta-feira, 5 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 808


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

808. (SEPLAG – Fiscal de Controle Sanitário) Os critérios que regulam o emprego do sinal indicativo da crase, na língua escrita padrão, determinam os casos em que seu uso é obrigatório, facultativo ou proibido. Na frase “Transferimos o sinal elétrico do cérebro, codificado de forma digital, sem fio, a equipamentos adaptados para receber esse comando.” o uso desse sinal é PROIBIDO, porque, nesse caso, se aplica a mesma regra que em

(A) “Com essa união da mente a sistemas virtuais, poderemos ter grandes avanços na medicina já nos próximos anos.”
(B) “[...] tentaremos encontrar formas de reduzir o processo neurodegenerativo ou as lesões neuronais.” (C) “Não haveria interface entre você e a máquina [...]”
(D) “A linguagem passa a se transformar num meio secundário de comunicação.”
(E) “Essa tecnologia pode realmente libertar a percepção dos limites.”

Comentários.

Questão sobre crase.

Na construção do enunciado, a crase é proibida porque se trata de palavra masculina. Observe-se: frase “Transferimos o sinal elétrico do cérebro, codificado de forma digital, sem fio, a equipamentos adaptados para receber esse comando”, havendo ali apenas a preposição “a”

Na assertiva (A), a inexistência de crase ocorre pela mesma causa, já que “sistemas” é palavra masculina, havendo, também nesse caso, apenas a preposição “a”.

Quanto às opções (B), (C) e (E), não há crase em nenhuma das construções, porque em todas as três trata-se apenas de artigo antes das palavras femininas “lesões”, “máquina” e “percepção”, respectivamente.

Em relação à construção presente na alternativa (D), no segmento “a se transformar”, há apenas preposição, porque a palavra seguinte é uma forma verbal proclítica (= com pronome antes do verbo).

Resposta: (A).

Nenhum comentário:

Postar um comentário