sexta-feira, 13 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 816

A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

O texto abaixo é base para a questão 816

A AVENTURA DO COTIDIANO

Parábola da falta d’água:
Vivia faltando água naquela fábrica. O dono da fábrica tinha de se valer de um sujeito que lhe trazia uma pipa d’água regularmente, ao preço de três mil cruzeiros.
Um dia o tal sujeito o abordou:
— O patrão vai me desculpar, mas vamos ter de aumentar o preço. De hoje em diante a pipa vai custar cinco mil cruzeiros.
— Cinco mil cruzeiros por uma pipa d’água? Você está ficando doido?
— Não estou não senhor. Doido está é o manobreiro, que recebia dois e agora quer receber três.
— E posso saber que manobreiro é esse?
— Manobreiro desta zona, responsável pelo controle da água. Eu vinha pagando dois mil a ele, mas agora ele quer é três. Não sobra quase nada pra mim, que é que há? E está ameaçando de abrir o registro se eu não pagar.
— Abrir o registro? Que conversa é essa? Me explique isso melhor.
— Se o senhor não me pagar, eu não pago a ele. Ele deixa entrar a água e lá se vai por água abaixo o nosso negocinho. SABINO, Fernando. Obra reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 740.


816. (IBGE – Agente Censitário Municipal - 2010) No final do texto, a palavra “negocinho” (último período do texto) está empregada com sentido depreciativo, irônico.

Esse sentido irônico ocorre também na seguinte oração:

(A) José, o precinho de suas frutas é oportuno para todos.
(B) O bebê sorriu ao beijinho da mãe.
(C) Com a plástica, o narizinho de Maria ficou ótimo.
(D) Rabiscando a parede do quarto, o garoto fez uma gracinha imperdoável.
(E) A parede pintada da sala ficou branquinha.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto e semântica.

Na assertiva (A), a palavra “precinho”, considerado o contexto, está empregada com sentido elogioso, porque se trata de “preço pequeno”. Logo não há sentido depreciativo.

Nas assertivas (B) e (C), as palavras “beijinho” e “narizinho” estão sendo empregadas em sentido carinho, emotivo. Não há sentido depreciativo no emprego dos diminutivos em nenhuma das duas palavras.

Na assertiva (E), o adjetivo “branquinha” está sendo empregado de forma elogiosa, para retratar a boa pintura realizada na parede da sala, portanto não há sentido depreciativo no emprego do diminutivo.

No emprego de “gracinha”, substantivo acompanhado pelo adjetivo “imperdoável”, na assertiva (D), há notório emprego de sentido depreciativo, pois o texto associa a “gracinha” com rabiscar a parede do quarto. Esta é a assertiva que atende ao enunciado.

Resposta: D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário