segunda-feira, 16 de abril de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 819


A PARTIR DE 19 DE MARÇO DE 2012 E ATÉ 21 DE ABRIL DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA CESGRANRIO, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

O texto abaixo é base para a questão 819

A AVENTURA DO COTIDIANO

Parábola da falta d’água:
Vivia faltando água naquela fábrica. O dono da fábrica tinha de se valer de um sujeito que lhe trazia uma pipa d’água regularmente, ao preço de três mil cruzeiros.
Um dia o tal sujeito o abordou:
— O patrão vai me desculpar, mas vamos ter de aumentar o preço. De hoje em diante a pipa vai custar cinco mil cruzeiros.
— Cinco mil cruzeiros por uma pipa d’água? Você está ficando doido?
— Não estou não senhor. Doido está é o manobreiro, que recebia dois e agora quer receber três.
— E posso saber que manobreiro é esse?
— Manobreiro desta zona, responsável pelo controle da água. Eu vinha pagando dois mil a ele, mas agora ele quer é três. Não sobra quase nada pra mim, que é que há? E está ameaçando de abrir o registro se eu não pagar.
— Abrir o registro? Que conversa é essa? Me explique isso melhor.
— Se o senhor não me pagar, eu não pago a ele. Ele deixa entrar a água e lá se vai por água abaixo o nosso negocinho. SABINO, Fernando. Obra reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 740.

819. (IBGE – Agente Censitário Municipal - 2010) Tratando-se das funções sintáticas dos termos destacados do texto, pode-se afirmar que

(A) “O dono da fábrica...” – objeto direto.
(B) “...ter de aumentar o preço.” – sujeito.
(C) “Você está ficando doido?”– adjunto adverbial de modo.
(D) “...e agora quer receber três.”– adjunto adverbial de lugar.
(E) “eu não pago a ele.”– objeto indireto.

Comentários.

Questão sobre funções sintáticas.

Em “O dono da fábrica”, a expressão “da fábrica” é complemento nominal de “dono”. Não é objeto direto por não ter sido decorrente de um verbo transitivo direto. Errada, portanto, a assertiva (A).

No segmento “ter de aumentar o preço”, a expressão “o preço” é objeto direto de “aumentar”. Errada, dessa forma, opção (B).

Na frase interrogativa “Você está ficando doido”, a expressão “doido” é predicativo do sujeito, porque está ligado a um verbo de ligação (“ficar”). Errada, portanto, a alternativa (C).

Em “e agora quer receber três”, o advérbio “agora” funciona, na construção, como adjunto adverbial de tempo, não de lugar. Errada a assertiva (D).

No trecho “eu não pago a ele”, o segmento “a ele” é objeto indireto de “pagar”. Correta a assertiva (E).

Resposta: E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário