quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 874


O texto abaixo é base para a questão 874

Educando com valores

O trânsito é feito pelas pessoas.E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito. O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e as atitudes fundamentais para o convívio social democrático como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça.

O segundo princípio é a igualdade de direitos. Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.

Um outro é o da participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências.

Finalmente, o princípio da corresponsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes e ao aprender a valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito, à efetivação do direito de mobilidade a todos os cidadãos e o de exigir dos governantes ações de melhoria dos espaços públicos.

Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda e que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito. Os valores, por sua vez, expressam as contradições e os conflitos entre os segmentos sociais e mesmo entre os papéis que cada pessoa desempenha. Ser “veloz”, “esperto”, “levar vantagem” ou “ter o automóvel como status” são valores presentes em parte da sociedade. Mas são insustentáveis do ponto de vista das necessidades da vida coletiva, da saúde e do direito de todos. É preciso mudar.

Mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto na convivência no trânsito. É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo para que sejamos cidadãos mais responsáveis. Disponível em: http://www.sesmt.com.br.

874. (TJRS- Of. Transportes-2012) Com base no texto, analise as assertivas abaixo.

I – As contradições e conflitos entre os segmentos sociais e mesmo entre os papéis que cada pessoa desempenha estão relacionados aos valores.

II – A convivência no trânsito é um espaço exterior ao do convívio social.

III – A mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências está relacionada ao princípio da participação.

É correto o que se afirma em

(A) II e II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II, apenas.
(D) I e III, apenas
(E) III, apenas.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

Está correta a assertiva I, pois, no texto, fica claro, especialmente no trecho “Os valores, por sua vez, expressam as contradições e os conflitos entre os segmentos sociais e mesmo entre os papéis que cada pessoa desempenha” (3º parágrafo).

Errada a assertiva II, pois o texto defende que o trânsito é um espaço social e está incluído no convívio social, não fora dele.

Correta a assertiva III, como se pode observar no trecho “Um outro é o da participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências” (3º parágrafo).

Resposta: D.

2 comentários:

  1. As alternativas "B" e "D" estão corretas.Pode ter sido um erro de digitação. Estou adorando o blog, obrigada por sua dedicação.

    Tamires Rangel.

    ResponderExcluir
  2. Foi erro de digitação, Tamires. Agradeço o comentário. Continue participando do blog. Ele é feito para vocês, concurseiros e heróis.
    Prof. Menegotto.

    ResponderExcluir