quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 895


895. Conforme as regras de acentuação, assinalar a alternativa CORRETA:

a) “Redimi-lo” não leva acento por ser uma oxítona terminada em “i”.
b) A palavra “gratuíto” deve ser acentuada porque respeita a regra do hiato.
c) O plural da palavra “juiz” mantém-se sem o acento.
d) O plural da palavra “pólen” mantém o acento de seu singular.
e) Deve-se acentuar tanto "ítem" quanto "ítens" pela regra das oxítonas.

Comentários.

Questão sobre acentuação gráfica.

Quanto à letra “a”, as palavras terminadas em “a”, “e” e “o”, quando oxítonas, incluindo as formas verbais, levam acento. Por exemplo: abraçá-la, remetê-lo, compô-lo. Já as palavras terminadas em “i” e “u”, quando oxítonas, incluindo-se as formas verbais, não levam acento. Por exemplo: aqui, ali, colibri, redimi-lo, adquiri-lo... Portanto está correta a afirmação.

Nas palavras “gratuito”, “fortuito”, “intuito”, “circuito”, por exemplos, o ditongo “ui” apresenta vogal forte no “u”, portanto o “i” não é tônico, logo não são acentuadas. Errada a afirmação “b”.

Em “juiz”, não há acento no “i” porque tal letra vem acompanhada de “z”, não formando sílaba sozinha. Já o seu plural deverá ser acentuado, porque em “juízes” o “i é tônico, precedido de vogal e forma sílaba sozinho. Errada a opção “c”.

As paroxítonas terminadas em “n”, como “pólen”, “hífen”, só são acentuadas nas suas formas singulares. No plural, não levam acento: polens, hifens. Observe-se como também não há acento em palavras mais corriqueiras como “homens”, “nuvens”... Errada a opção “d”.

Resposta: A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário