sábado, 18 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 884


884. (TJRS - Of. Transportes-2012) Em relação à pontuação, assinale a alternativa correta.

(A) Como podemos observar mediante todos, os exemplos mencionados, as palavras, possuem mais de uma sílaba.
(B) Tal diferenciação, só é percebida quando pronunciamos em uma dada sequência, de palavras.
(C) O professor João Paulo, novo funcionário da escola, assumirá o cargo na próxima semana.
(D) Na próxima semana é importante, que todos, já estejam, a par da nova lei.
(E) Vários instrutores explicaram: o novo código, no entanto, nem todos entenderam.

Comentários.

Questão sobre pontuação.

Há dois erros de pontuação na construção presente em (A): 1. não há vírgula depois de “todos”, porque a oração iniciada por “Como” vai até “mencionados”, já que se trata de oração subordinada conformativa deslocada; 2 não há vírgula depois de “palavras”, pois este termo é sujeito de “possuem”, e não se separa sujeito de seu verbo. A frase, corrigida, terá a seguinte redação: “Como podemos observar mediante todos os exemplos mencionados, as palavras, possuem mais de uma sílaba”.

Está errada a construção da opção (B) quanto às duas vírgulas: a primeira está separando “Tal diferenciação”, que é o sujeito, de seu verbo, “é percebida”; a segunda não tem razão de ser registrada, pois separa o termo “sequência” de seu complemento nominal, que é “de palavras”. A frase, corrigida, terá a seguinte redação: “Tal diferenciação só é percebida quando pronunciamos em uma dada sequência de palavras.

Todas as três vírgulas da construção presente na alternativa (D) estão erradas, a saber: a primeira está antes de conjunção integrante (“que”), sendo complemento da oração iniciada por “é importante”; a segunda separa o sujeito (“todos”) do seu verbo (“estejam”); a terceira separa o predicativo (“a par da nova lei”) de seu verbo de ligação (“estejam”). No máximo, poder-se-ia colocar vírgula depois de “Na próxima semana”, que é um adjunto adverbial deslocado, caso opcional de isolamento por vírgula. A frase, corrigida, terá a seguinte redação: “Na próxima semana é importante que todos já estejam a par da nova lei”, ou “Na próxima semana, é importante que todos já estejam a par da nova lei”.

Dois erros de pontuação há na construção da assertiva (E): 1. Não há dois-pontos após “explicaram”, porque está separando o verbo de seu objeto (“o novo código”); 2 não há vírgula após “no entanto”, pois inicia oração coordenada sindética adversativa. Deve apenas permanecer a vírgula antes de “no entanto”, pois separa orações coordenadas. A frase, corrigida, terá a seguinte redação: “Vários instrutores explicaram o novo código, no entanto nem todos entenderam”.

Resposta: C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário