domingo, 19 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 885


885. (TJRS - Of. Transportes-2012) De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação ao verbo.

(A) A expectativa é de que hajam mais interessados do que no ano passado.
(B) Houveram discussões sobre a implantação do novo curso.
(C) Se haver desistentes, a empresa adotará uma nova medida de contratação.
(D) Embora muitos haviam trabalhado no curso, somente alguns poderão continuar.
(E) Encerrou-se os prazos para a candidatura ao novo cargo.

Comentários.

Questão sobre concordância e conjugação verbal.

Erradas as assertivas (A) e (B), porque o verbo “haver”, nas duas ocorrências, é impessoal (significa existir ou ocorrer), não podendo ser flexionado para o plural. As frases devem ser corrigidas para “(A) A expectativa é de que haja mais interessados do que no ano passado” e “(B) Houve discussões sobre a implantação do novo curso”.

O verbo “haver” na construção da alternativa (C) está mal conjugado, porque deve aparecer na forma do futuro do subjuntivo: “houver”. A frase, corrigida, terá a seguinte redação: “(C) Se houver desistentes, a empresa adotará uma nova medida de contratação”.

Correta a construção da alternativa (D), porque o verbo “haver” está sendo empregado como pessoal, haja vista que é o auxiliar da locução verbal “haviam trabalhado”, cujo principal é “trabalhado”. Em razão de este verbo ser pessoal e principal na locução verbal, pessoaliza o “haver”, que fica na forma da 3ª pessoa do plural, pois seu sujeito é “muitos”.

Errada a construção presente na opção (E), porque o sujeito de “encerrou-se” é “os prazos”, logo, em se tratando de voz passiva sintética, deve ser “Encerraram-se os prazos para a candidatura ao novo cargo”.

Resposta: D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário