sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 876


876. (TJRS- Of. Transportes-2012) As alternativas abaixo apresentam verbos destacados com conjugação no modo indicativo, exceto uma. Assinale-a.

(A) O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e as atitudes fundamentais para o convívio social democrático como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça.

(B) Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.

(C) Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda e que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito.

(D) Mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto na convivência no trânsito.

(E) É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo para que sejamos cidadãos mais responsáveis.

Comentários.

Questão sobre conjugação verbal.

Os verbos das opções (A), (B), (C) e (D) estão conjugados no presente do indicativo. Observem-se:

(A) eu derivo, tu derivas, ele(a) deriva, nós derivamos, vós derivais, eles(as) derivam.

(B) eu tenho, tu tens, ele(a) tem, nós temos, vós tendes, eles(as) têm.

(C) eu expresso, tu expressas, ele(a) expressa, nós expressamos, vós expressais, eles(as) expressam.

(D) eu exijo, tu exiges, ele(a) exige, nós exigimos, vós exigis, eles(as) exigem.

Já o verbo da alternativa (E) está conjugado no presente do subjuntivo:

(E) que eu seja, que tu sejas, que ele(a) seja, que nós sejamos, que vós sejais, que eles(as) sejam.

Resposta: E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário