sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 869


DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

869.(FAURGS-HCPA-Aux.Adm. II) Observe os seguintes trechos:

“(...) Se sua tarefa é varrer ruas, você pode se contentar em varrer ruas e juntar o lixo, mas você pode também tirar o lixo que você vê que está prestes a cair na rua, podendo futuramente ............ uma saída de escoamento e causar uma acumulação de água quando chover.”
“(...) O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da chuva, o auxiliar de almoxarifado que verifica se não há ............ no local destinado para colocar alimentos, o médico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia, a atendente do ............ que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa após esta ir ao banheiro, o contador que impede uma fraude ou desfalque...”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

(A) intupir – umidade – azilo
(B) intupir – humidade – asilo
(C) entupir – umidade – asilo
(D) entopir – humidade – asilo
(E) entopir – umidade – azilo

Comentários.

Questão sobre ortografia.

Na primeira lacuna, deve aparecer a grafia “entupir”, que significa “entulhar”, “obstruir”, “vedar-se”. A parte inicial da palavra, que é “en-“, traduz ideia de movimento para dentro, como em “entulhar”, “entravar”, “empanturrar”, por isso é escrita com “em-”.

A segunda lacuna deve ser preenchida com “umidade”, que, no século XV, era escrita com “h” inicial (“humidade”), passando, no mesmo século, a ser grafada “humydade” e “omidade”. Em 1569, porém, uniformizou-se a grafia nos dicionários da época em “umidade”.

Quanto à terceira lacuna, nela deve constar “asilo”, com “s”, derivado do grego “ásullon”, que significa qualquer lugar inviolável. A palavra original já se regisgtrava com a letra “s”.

Resposta: C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário