sábado, 25 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 891


891. Considere as três propostas de reescrita de trechos do texto; as propostas envolvem transposição do presente histórico para o pretérito, e do discurso direto par o indireto.

I – Sai à procura de habitantes mais antigos e a eles pergunta: “Quem foi Antônia Weber?” Saiu à procura de habitantes mais antigos e a eles perguntou quem tinha sido Antônia Weber.

II – “Aqui há drama”, diz o escritor para si próprio. O escritor disse para si próprio que ali havia drama.

III – E conclui: “Este homem talvez tenha amado Antônio Weber...” E concluiu que aquele homem talvez ame Antônia Weber.

Quais propostas estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

Comentários.

Questão sobre discurso direto e indireto.

Está errada a proposta de passagem do discurso direto para indireto na assertiva I, porque os verbos “sair”, em “Sai” e “perguntar”, em “pergunta”, estão no presente do indicativo e, de acordo com as normas de transformação, devem figurar no pretérito imperfeito do indicativo: “Saía” e “perguntava”. A forma do verbo “ser”, em “foi”, está corretamente transposta para “tinha sido”, já que o pretérito perfeito do indicativo no discurso direto deve passar ao pretérito mais-que-perfeito do indicativo. Seria válida também a forma “fora”, que é mais-que-perfeito simples.

Correta a transformação proposta na assertiva II, em que o advérbio “Aqui” se transforma em “Ali” (que também poderia ser “Lá”), e a forma verbal “há”, que está no presente do indicativo, deve passar para o pretérito imperfeito do indicativo (“havia”).

Errada a transformação presente na assertiva III, porque o verbo “ ter+amar”, em “tenha amado”, cujo verbo "ter" está no presente do subjuntivo composto (tenha), deverá ir para o pretérito imperfeito do subjuntivo: “tivesse". A forma correta ficará com a seguinte redação: E concluiu que aquele homem talvez tivesse amado Antônia Weber.

Resposta: B.

2 comentários:

  1. Criamos um grupo no Facebook para todos os fãs do professor Menegotto. Se chama Meneguettes. Lá vamos falar sobre a língua portuguesa, discutir questões, trocar dicas, entre outras coisas.
    Aberto para todos os fãs do mestre.
    http://www.facebook.com/groups/516855338340080/

    Abraços.

    Ana Paula Serpa

    ResponderExcluir
  2. É uma homenagem que recebo com muito orgulho, meninas. Aos quase 41 anos de sala de aula, foram raras as oportunidades em quem me senti agraciado por meus alunos e minhas alunas. Mas garanto que, se foram poucas as vezes, inegavelmente foram intensa e grandemente qualificadas, como esta das "Meneguettes", a que agradeço com muito carinho.
    Prof. Menegotto.

    ResponderExcluir