terça-feira, 21 de agosto de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 887


887. (TJRS - Of. Transportes-2012)

Assinale a alternativa em que todos os verbos destacados estejam conjugados na mesma forma do verbo destacado no trecho abaixo.

“Ser ‘veloz’, ‘esperto’ [...] são valores sempre presentes em parte da sociedade.”

(A) Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.
(B) Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda e que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito.
(C) O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e as atitudes fundamentais para o convívio social [...].
(D) Mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto na convivência no trânsito.
(E) É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo para que sejamos cidadãos mais responsáveis.
Comentários.

Questão sobre conjugação verbal.

No trecho “Ser ‘veloz’, ‘esperto’ [...] são valores sempre presentes em parte da sociedade”, o verbo destacado está na forma nominal do infinitivo, em que também se encontram as formas “exercer” e “ter”, na construção da alternativa (A).

As formas verbais “expressam” e “leva”, na opção (B), “é” e “derivam”, na alternativa (C) e “exige”, na alternativa (D), estão todos conjugados no presente do indicativo.

As formas “Mudar”, na opção (D) e “levar”, na (E), estão no infinitivo.

A forma “irá”, na opção (E), está conjugada no futuro do presente do indicativo.

Portanto a única alternativa em que os dois verbos destacados estão na forma do infinitivo é (A).

Resposta: A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário