terça-feira, 4 de setembro de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 901


O texto abaixo é base para a questão 901.

Praia é uma república _________ todos são iguais perante o Sol. Nenhuma democracia social é tão adiantada quanto a praia, _________ as raças não apenas convivem como fazem tudo para se tornarem iguais. Suam, literalmente, para diminuir suas diferenças. Os brancos tentam ficar marrons, embora às vezes só fiquem vermelhos, os marrons ficam pretos e os pretos já estão prontos. A praia também é a democracia econômica com que tantos sonham. A não ser no detalhe – uma barriga mais próspera, um par de óculos escuros obviamente mais caro – não há como ostentar riqueza na praia. Não existem guarda-sóis-mansões e guarda-sóis-populares, ou sombra de luxo ou sombra conjugada. Além disso, o mesmo isopor que traz o champanha traz a farofa. Na praia, todo o mundo é posseiro e ninguém é proprietário. E não há conflitos territoriais, a não ser causados por boladas de frescobol, que são resolvidos no grito. Gosto, sim, de praia. Talvez fique uns quatro dias numa, algum dia. (VERISSIMO, Luiz Fernando. Os que ficam. In: Fonseca, J. e Verissimo, LF. Traçando Porto Alegre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. PP. 109-110)

901. O autor defende a ideia de que, na praia, as diferenças sociais parecem desaparecer, contrapondo elementos típicos de classes sociais diferenciadas. Assinale a alternativa em que os dois elementos listados NÃO são empregados no texto para marcar essa contraposição.

(A) barriga mais próspera – par de óculos escuros [...] mais caro
(B) guarda-sóis-mansões – guarda-sóis-populares
(C) sombra de luxo – sombra conjugada
(D) champanha – farofa
(E) posseiro – proprietário

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

Na assertiva (A), as expressões “barriga mais próspera” e “par de óculos escuros [...] mais caro”, segundo o texto, dizem respeito a quem tem maior riqueza, portanto não se contrapõem.

Nas demais alternativas, todas as expressões são usadas como contraposição.

Resposta: A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário