
898. (FAURGS – Of. Escr. TJRS – 2010) “Os praticantes desta nova filosofia de vida não são new hippies. Também não pretendem acabar com o capitalismo.”
Tendo em vista a manutenção das ideias veiculadas pelo texto, assinale a alternativa que apresenta uma substituição para a expressão “Também não” (2º período).
(A) Conquanto.
(B) Tampouco.
(C) Contudo, não.
(D) Não obstante.
(E) Destarte, não.
Comentários.
Questão sobre conjunções.
A expressão “Também não”, presente no texto, faz alusão aditiva, isto é, somatória a uma negação anterior. Utiliza-se para negação repetida a expressão “Tampouco”, que significa “E também não”. Portanto a resposta correta está na assertiva (B).
Não pode ser a opção (A), porque “Conquanto” é sinônimo de “Embora”, conjunção subordinativa adverbial que traduz ideia de oposição, não de adição.
As conjunções “Contudo”, mesmo seguida de “não”, e “Não obstante” são coordenativas adversativas, veiculando ideia de oposição, não de soma. Estão, portanto, erradas as alternativas (C) e (D).
Com relação à expressão “Destarte”, mesmo seguida de “não”, seu significado traduz ideia de conclusão, equivalendo-se a “portanto” ou “por isso”, não ideia de soma. Errada, portanto, a alternativa (E).
Resposta: B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário