sábado, 15 de setembro de 2012

CHEGOU A HORA DO CONCURSO DO TJRS. BOA PROVA A TODOS!


SORTE?

Nunca se esqueça de uma grande lição em forma de pensamento: NÃO EXISTE SORTE; SORTE OCORRE QUANDO A PREPARAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE.

O que significa tal frase? Observe bem: quando vamos viajar, sempre há alguém a nos desejar “boa viagem”; quando vamos lecionar ou assistir à aula, sempre alguém nos diz “boa aula”; quando vamos enfrentar um obstáculo, seja em forma de entrevista para emprego, seja numa audiência, seja numa disputa ou jogo, ouvimos alguém nos desejando “boa sorte”. Nessas oportunidades, não se ouve “bom emprego”, nem “boa audiência” tampouco “boa disputa”. Parece mesmo que “boa sorte” é antídoto genérico para um conjunto de enfrentamentos.

Mas o que é, de verdade, sorte? Pode-se dizer que seja uma força invencível a que se atribuem o rumo e os diversos acontecimentos da vida. Será destino ou fado? Ou o modo como algo ou alguém termina, ou seja, tem um fim, um destino? Pode ser também característica daquele que frequentemente obtém o que deseja. Às vezes se ouve alguém falar em boa estrela, fortuna, felicidade. Outras vezes, acaso, coincidência ou série de coincidências felizes com que alguém ou algo é ocasionalmente contemplado. Um bilhete de loteria sistematicamente é associado à sorte. Enfim, resultado de “sorteio” e tantas outras circunstâncias em que podemos dizer “sorte”.

O certo, porém, é que a sorte, em verdade, é esse estado de espírito que nos invade diante da oportunidade. Sem a oportunidade, a sorte jamais existiria, ou nela nem se poderia pensar. O que se deve ter em mente, sempre, é a oportunidade que o momento ou a situação se nos apresenta. Ela – a oportunidade – é a responsável por nos colocar no caminho da possibilidade de aproveitarmos a chance, moldando-a à nossa vontade, ou nos moldando a ela, de tal maneira e com tamanho esforço e perseverança, que alcançar o objetivo nos parecerá “sorte”. O esforço, a força de vontade nada mais são que preparação para a oportunidade.

O mais importante, portanto, não é a crença na sorte – aqui entendida como “puro acaso” –, mas a crença em nós próprios e nas oportunidades que, ao longo da vida, as circunstâncias nos apresentam. E crer nas oportunidades é acreditar em nossa capacidade de aproveitá-las, ajustá-las e convertê-las aos nossos desejos. Para tanto, é absolutamente necessário que estejamos preparados para as oportunidades. Só assim, a sorte virá.

Nunca nos esqueçamos: NÃO EXISTE SORTE; SORTE OCORRE QUANDO A PREPARAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE. Prof. Menegotto®





Nenhum comentário:

Postar um comentário