domingo, 2 de setembro de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 899


O texto abaixo é base para a questão 899.

Praia é uma república _________ todos são iguais perante o Sol. Nenhuma democracia social é tão adiantada quanto a praia, _________ as raças não apenas convivem como fazem tudo para se tornarem iguais. Suam, literalmente, para diminuir suas diferenças. Os brancos tentam ficar marrons, embora às vezes só fiquem vermelhos, os marrons ficam pretos e os pretos já estão prontos. A praia também é a democracia econômica com que tantos sonham. A não ser no detalhe – uma barriga mais próspera, um par de óculos escuros obviamente mais caro – não há como ostentar riqueza na praia. Não existem guarda-sóis-mansões e guarda-sóis-populares, ou sombra de luxo ou sombra conjugada. Além disso, o mesmo isopor que traz o champanha traz a farofa. Na praia, todo o mundo é posseiro e ninguém é proprietário. E não há conflitos territoriais, a não ser causados por boladas de frescobol, que são resolvidos no grito. Gosto, sim, de praia. Talvez fique uns quatro dias numa, algum dia. (VERISSIMO, Luiz Fernando. Os que ficam. In: Fonseca, J. e Verissimo, LF. Traçando Porto Alegre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. PP. 109-110)

899. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto.

(A) onde - que
(B) que – em que
(C) que – que
(D) em que – que
(E) em que – onde

Comentários.

Questão sobre regência, com emprego de pronomes relativos.

A primeira lacuna, no trecho “Praia é uma república _________ todos são iguais perante o Sol”, deve ser preenchida com “em que” ou “na qual”. Não se pode empregar “onde”, porque tal palavra só pode ser utilizada para fazer referência a lugar, e “república”.

Na segunda lacuna, no trecho “Nenhuma democracia social é tão adiantada quanto a praia, _________ as raças não apenas convivem como fazem tudo para se tornarem iguais”, pode-se empregar “em que”, “na qual” ou “onde”, porque se trata de lugar físico (praia).

Na combinação das alternativas, estão corretas as formas “em que” e “onde”.

Resposta: E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário