segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 900


O texto abaixo é base para a questão 900.

Praia é uma república _________ todos são iguais perante o Sol. Nenhuma democracia social é tão adiantada quanto a praia, _________ as raças não apenas convivem como fazem tudo para se tornarem iguais. Suam, literalmente, para diminuir suas diferenças. Os brancos tentam ficar marrons, embora às vezes só fiquem vermelhos, os marrons ficam pretos e os pretos já estão prontos. A praia também é a democracia econômica com que tantos sonham. A não ser no detalhe – uma barriga mais próspera, um par de óculos escuros obviamente mais caro – não há como ostentar riqueza na praia. Não existem guarda-sóis-mansões e guarda-sóis-populares, ou sombra de luxo ou sombra conjugada. Além disso, o mesmo isopor que traz o champanha traz a farofa. Na praia, todo o mundo é posseiro e ninguém é proprietário. E não há conflitos territoriais, a não ser causados por boladas de frescobol, que são resolvidos no grito. Gosto, sim, de praia. Talvez fique uns quatro dias numa, algum dia. (VERISSIMO, Luiz Fernando. Os que ficam. In: Fonseca, J. e Verissimo, LF. Traçando Porto Alegre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. PP. 109-110)

900. Considere as seguintes afirmações.

I – O texto é escrito a partir do ponto de vista de alguém que está planejando passar uma temporada na praia.

II – Não há diferenças econômicas entre os frequentadores de uma mesma praia.

III – Ninguém é proprietário do lugar que ocupa na praia.

Quais delas estão de acordo com o texto?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

Está errada a assertiva I, porque o autor não está planejando passar uma temporada na praia. No texto, no último período, o autor revela que “Talvez fique uns quatro dias numa, algum dia”, o que sustenta a tese de que não está planejando passar temporada na praia.

Errada a assertiva II, porque o autor afirma que “A praia também é a democracia econômica com que tantos sonham. A não ser no detalhe – uma barriga mais próspera, um par de óculos escuros obviamente mais caro – não há como ostentar riqueza na praia”. O texto, portanto, revela que se ostenta riqueza na praia, mas reconhece que há diferenças econômicas.

Correta a assertiva III, pois, segundo o texto, “Na praia, todo o mundo é posseiro e ninguém é proprietário”.

Resposta: C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário