terça-feira, 18 de setembro de 2012

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE TÉCNICO DO TJRS - PROVA REALIZADA DIA 16 DE SETEMBRO DE 2012


Questão 01

Questão sobre emprego de preposições.

No trecho “Os chineses, cuja renda per capita não chega à metade _________ brasileiros...” (l. 01-02), a lacuna deve ser preenchida com o segmento “da dos”. A presença de contração da preposição “de” com o artigo “a”, na primeira ocorrência, deve-se à supressão do termo “renda”, e a segunda ocorrência, em “dos”, refere-se aos brasileiros. Portanto “Os chineses, cuja renda per capita não chega à metade da (renda) dos brasileiros...”.
Resposta: D.
_____________________________________________________

Questão 02

Questão sobre crase e emprego de verbo haver.

No trecho “Isso representa uma queda de 18% em relação ______ duas décadas atrás” (l. 09-10), a lacuna deve receber apenas preposição “a” ou preposição “a” contraída com artigo “as”, resultando “às”. Entre as respostas, a banca não oferece a possibilidade da indicação de sinal em “às”.

Já na lacuna da linha 17, no trecho “Já o fato de a poluição per capita do país asiático ser quase igual _____ europeia é preocupante...” (l. 16-17), deve ser registrado “à”, porque o adjetivo “igual” exige preposição “a” e o adjetivo “europeia” é feminino.

Resposta: E.
________________________________________________________

Questão 03

Questão sobre interpretação de texto.

Errada a opção (A), porque a China, antes do aumento de 227% na emissão per capita de gás carbônico, era o maior emissor de gás carbônico em números absolutos, não per capita, conforme se pode observar no trecho das linhas 11-13.

Errada a alternativa (B), porque o texto informa que a China concentra em seu território um quarto da população mundial, não que apenas um quarto da população chinesa seja responsável pela emissão de gás carbônico.

Somente um estudo constatou que cada chinês emite, em média, 7,2 toneladas de gás carbônico por ano. O estudo foi feito em conjunto por duas entidades, conforme se observa nas linhas 03-97. Errada, portanto, a opção (C).

Correta a alternativa (D), porque o texto, entre as linhas 08-10, afirma que há duas décadas a Europa emitia maior quantidade de gás carbônico por pessoa, tendo se verificado uma redução de 18%. Logo a Europa produzia mais poluição que a China.

Errada a assertiva (E), pois o texto, entre as linhas 11-13, afirma que a China era o maior emissor de gás carbônico. Se “era”, já não é atualmente.

Resposta: D.
_____________________________________________________

Questão 04

Questão sobre interpretação de texto.

Erradas as assertivas (A) e (B), porquanto não há, no texto, relação de proporção entre o crescimento do impacto ambiental e o padrão de consumo dos chineses. O que se afirma é que a poluição produzida pela China é preocupante porque, mesmo poluindo mais que a Europa, os chineses têm um padrão de consumo muito mais baixo, mas não existe a ideia de proporcionalidade entre as grandezas.

Errada a assertiva (C), porque no texto não há referência a estímulo a baixo padrão de consumo. Apenas se informa que os chineses têm baixo padrão de consumo.

Errada a assertiva (D), porque o que é maior na China é a produção de poluição, não de impacto ambiental de crescimento.

Correta a assertiva (E), pois o texto se refere à similaridade do impacto ambiental produzido pela China em comparação com a Europa.

Resposta: E.
_______________________________________________________

Questão 05

Questão sobre equivalência de estruturas (reescritura de frases) e outros aspectos gramaticais.

Na assertiva I, há erro de pontuação pela ausência das vírgulas de um isolamento. Observe-se o texto original: “As autoridades provinciais pressionadas pelo comando central do Partido comunista para conseguir desempenhos econômicos estratosféricos não têm muito escrúpulo ao aprovar indústrias e usinas”. Na cosntrução, a oração reduzida iniciada por “pressionadas” e terminada por “estratosféricos” deve ficar isolada por vírgulas. Observe-se o trecho já corrigido: “As autoridades provinciais, pressionadas pelo comando central do Partido comunista para conseguir desempenhos econômicos estratosféricos, não têm muito escrúpulo ao aprovar indústrias e usinas”.

Correta a reconstrução da assertiva II.

Errada a construção da assertiva III, porque as indústrias e usinas não estão pressionadas pelo comando central do Partido Comunista. As autoridades é que são pressionadas pelo Partido Comunista.

Resposta: B.
_______________________________________________

Questão 06

Questão sobre semântica (valor referencial de expressões) e interpretação de texto.
No trecho
[...]“Segundo um estudo realizado pela Comissão Europeia em conjunto com a Agência Holandesa de Avaliação Ambiental, cada chinês emite, em média, 7,2 toneladas de gás carbônico por ano como resultado da queima de combustíveis fósseis.
Os europeus produzem 7,5 toneladas do gás do efeito estufa por pessoa” (l. 03-09).

Observe-se que “gás carbônico”, no primeiro período, está referido no segundo como “gás de efeito estufa”. Portanto está correta a afirmação I.

Observe-se o seguinte trecho: “Isso representa uma queda de 18% em relação a duas décadas atrás. Na China, houve um aumento de 227% no mesmo período” (l. 09-10). Obviamente, a expressão “no mesmo período” refere-se a todo o período, portanto não apenas ao início da década de 90. Errada a afirmação II.

No trecho “Quando a população local se opõe a um projeto por temer danos ao ambiente, é reprimida de maneira violenta, como ocorreu no início deste mês em Shifang, durante um protesto contra a construção de uma refinaria”.
Como resultado dessa postura, além do ar das grandes cidades, dois terços dos rios e lagos do país estão poluídos” (l.35-42).

Pode-se verificar que a poluição do ar das grandes cidades e a poluição de dois terços dos rios e lagos da China se devem à repressão violenta aos protestos da população às construções que poluem. Portanto a referência expressa em “dessa postura” está associada à não existência de escrúpulos das autoridades chinesas em aprovar indústrias e usinas e à repressão a movimentos contrários a essas construções. Portanto a referência “dessa postura” não retoma os protestos da população chinesa contra a criação de indústrias poluentes. Errada a afirmação III.

Resposta: A.
_________________________________________________

Questão 07

Questão sobre fonética.

Com relação à alternativa (A), nas palavras “fósseis” e “muito” há ditongos, respectivamente “ei” e “ui”. Na forma verbal “poluindo”, há dígrafo nasal no “i”. Incorreta a opção em relação ao enunciado.

Na opção (B), há hiatos nas palavras “país” (“aí”) e “poluídos” (“ui”). No substantivo “território”, há ditongo crescente em “io”. Errada a opção em relação ao enunciado.

Quanto à assertiva (C), há ditongo em “ei” na palavra “maneira”, hiato em “ui” em “poluídos” e “dígrafo “ch” em “chegou”. Correta a alternativa em relação ao enunciado.

Na alternativa (D), há ditongo em “importância” (“ia”) e “início” (“io”). E na palavra “padrão” há ditongo nasal em “ão”. ”. Incorreta a opção em relação ao enunciado.

Com referência à assertiva (E), na forma verbal “poluindo”, há dígrafo nasal no “i”; em “asiático” há hiato em “ia” e na forma verbal “significa” há dífono em “gn”, gerando maior número de fonemas: /siguinifica/. Errada a opção em relação ao enunciado.

Resposta: C.
_______________________________________________

Questão 08

Questão sobre pontuação.

No trecho “Os chineses, cuja renda per capita não chega à metade da dos brasileiros, estão poluindo como se já fossem ricos” (l. 01-03), a supressão da primeira vírgula produziria erro de pontuação, pois a oração “cuja renda per capita não chega à metade da dos brasileiros” é subordinada adjetiva explicativa e deve ficar obrigatoriamente entre vírgulas. Errada a assertiva I.

No trecho “... considerando-se que a China concentra em seu vasto território um quarto da população...” (l. 14-15), o segmento “em seu vasto território” é adjunto adverbial de lugar e está deslocado, podendo ficar entre vírgulas sem alteração de sentido e sem representar erro gramatical. Observe-se o trecho com as vírgulas: ““... considerando-se que a China concentra, em seu vasto território, um quarto da população...”. Correta a assertiva II.

Quanto ao trecho “O primeiro é a importância da indústria pesada, que demanda muita energia, na economia nacional” (l. 24-25), a vírgula depois de “energia” não pode ser suprimida porque é parte integrante do entre-vírgulas que isola a oração subordinada adjetiva explicativa “que demanda muita energia”. Errada a assertiva III.

Resposta: B.
____________________________________________________

Questão 09

Questão sobre valor semântico de preposições e conjunções.

No trecho “Segundo um estudo realizado pela Comissão Europeia em conjunto com a Agência Holandesa de Avaliação Ambiental...” (l. 03-05), a preposição “com” está empregada indicando valor de companhia (= em companhia da Agência Holandesa).

Já no trecho “Os chineses, cuja renda per capita não chega à metade da dos brasileiros, estão poluindo como se já fossem ricos” (l. 01-03), o nexo “como” está traduzindo ideia de comparação, em que se aproximam, comparativamente, os chineses de países ricos.

A preposição “com”, na ocorrência da linha 21, expressa ideia de razão; já na linha 44, a preposição “com” atende à regência de “indignados”, completando-lhe o sentido.

O nexo “como, nas linhas 07 e 40, indica ideia de consequência, decorrência; na linha 37, indica comparação, indicando ideia de “a exemplo de”.

Resposta: A.
__________________________________________________

Questão 10

Questão sobre classes gramaticais e formação de palavras.

O único substantivo derivado de verbo presente nas alternativas é “construção” (derivado de “construir”).

As palavras “surpreendente”, “administrativa”, poluídos” e “indignados” são adjetivos.

Resposta: C.
_______________________________________________

Questão 11

Questão sobre crase.

A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela preposição “a”, porque “todos” é pronome indefinido, e não há crase antes de pronome indefinido. E, ainda assim, é masculino.

A lacuna da linha 11 também deve receber apenas preposição “a”, porque “ela” é pronome pessoal, e não há crase antes de pronome pessoal.

Já na lacuna da linha 37, deve haver crase, pois o verbo “chamar”, no significado em que está empregado, exige preposição “a”, e a palavra “razão” é feminina, logo “chamar à razão”, como “chamar ao compromisso”.

Resposta: D.
_______________________________________________________

Questão 12


Questão sobre interpretação de texto.

Errada a assertiva (A), porque o texto trata de uma só mídia, que é a Internet, e não das mídias.

Não é objetivo principal do texto ressaltar a importância da Internet, mas a mudança de comportamento humano imposto por ela. Errada, portanto, a alternativa (B).

Correta a opção (C), porque a autora ressalta, como objetivo principal do texto, que “estamos menores como seres humanos”, porque “estamos ficando sós” (observe-se o parágrafo compreendido entre as linhas 35 a 40, especialmente.

Errada a opção (D), pois não há, no texto, indicação dos riscos de onipotência que ameaçam o homem moderno em razão da utilização das mídias. Observe-se que somente a Internet é tratada no texto, não mídias (no plural).

Não está presente, no texto, como objetivo principal, a afirmação de que a era dos computadores alavanca as relações de negócios e intercâmbio cultural. Errada a alternativa (E).

Resposta: C.
________________________________________________________

Questão 13

Questão sobre interpretação de texto.

Não há, no texto, condições de se concluir que se possa atribuir ao desenvolvimento tecnológico das últimas décadas as dificuldades de relacionamento do homem contemporâneo. Isso ocorre há menos tempo. Portanto está errada a assertiva (A).

No texto, observa-se que a rede promete uma revolução na educação para os próximos anos (l. 20-21), portanto ainda não ocorreu. Na assertiva (B), lê-se a que revolução na educação foi uma consequência positiva do advento da Internet, como se já tivesse ocorrido. Dessa forma, está errada a assertiva (B).

A autora não afirma, no texto, que a Internet tenha se tornado instrumento insubstituível de pesquisa acadêmica, trabalho e comunicação humana, muito menos que haja uma postura saudosista da autora em relação às antigas formas de comunicação. Erradas, portanto, as assertivas (C) e (D).

Correta a assertiva (E), porque há, no texto, especialmente no trecho compreendido entre as linhas 29-34, uma equivalência entre as antigas cartas e os e-mails atuais.

Resposta: E.
___________________________________________________

Questão 14

Questão sobre pontuação.

Errada a assertiva I, porque, no trecho “... massa de informações que circula por milhões e milhões de computadores pelo mundo...”, a oração iniciada pelo “que” é subordinada adjetiva restritiva; se for registrada vírgula antes de “que”, a oração passaria a ser subordinada adjetiva explicativa, alterando o significado e prejudicando a correção do texto.

Não é correto suprimir as vírgulas que isolam “no entanto” no trecho “Há, no entanto, uma grande...” (l. 23), porque a expressão é uma conjunção coordenativa adversativa e está deslocada, devendo, portanto, ficar entre vírgulas. Errada, por isso, a assertiva II.

A expressão “pelo menos”, no trecho “Ou pelo menos para ouvir a voz do outro...” (l. 26-27), funciona como adjunto adverbial deslocado e, por isso, poderá ser isolado por vírgulas. Correta a assertiva III.

Resposta: C.
_____________________________________________________

Questão 15

Questão sobre vozes verbais.

A passagem da frase “A internet transformou o mundo” (l. 10) para a voz passiva resultará em “O mundo foi transformado pela Internet”.

A passagem da frase “ela está substituindo os encontros entre pessoas” (l. 24) para a voz passiva resultará em “os encontros entre pessoas estão sendo substituídos por ela”.

Resposta: B.
_________________________________________________

Questão 16

Questão sobre concordância.

Passando-se a expressão “A rede” para o plural, no trecho “A rede possibilitou que as pessoas se conheçam. Estudantes escrevem para suas bibliografias. E, estranhamente, para surpresa dos jovens, as bibliografias respondem. Aproximou colegas distantes, promovendo o intercâmbio científico e cultural, acelerou o mundo dos negócios, as bolsas de valores, e promete uma revolução da educação para os próximos anos. Fez surgir impensadas amizades e até grandes paixões” (l. 15-22), serão alteradas cinco palavras, a saber: “As redes possibilitaram que as pessoas se conheçam. Estudantes escrevem para suas bibliografias. E, estranhamente, para surpresa dos jovens, as bibliografias respondem. Aproximaram colegas distantes, promovendo o intercâmbio científico e cultural, aceleraram o mundo dos negócios, as bolsas de valores, e prometem uma revolução da educação para os próximos anos. Fizeram surgir impensadas amizades e até grandes paixões”.

Resposta: B.
___________________________________________________

Questão 17

Questão sobre conjunções coordenativas e subordinativas.

A expressão “no entanto” (l. 23), no trecho “Há, no entanto, uma grande...”, é conjunção coordenativa adversativa, indicando ideia de oposição, podendo ser substituída por “todavia” ou por “não obstante”, que lhe são sinônimos.

As conjunções “por conseguinte” e “isso posto” traduzem ideia de consequência ou conclusão.

Já a expressão “mesmo assim” não tem completude, não podendo ser empregada no lugar de “no entanto”.

A banca indicou como resposta a alternativa (D), mas, a rigor, a conjunção “não obstante”, que é conjunção coordenativa adversativa e sinônimo de “no entanto”, também poderia substituir “no entanto” na linha 23. Cabe, portanto, recurso contra tal resposta, pleiteando-se a anulação da questão.

Resposta: sujeita a recurso.
______________________________________________

Questão 18

A expressão “olho no olho” revela modo no trecho “... impedimento objetivo para se falarem olho no olho” (l. 25-26), ou seja, maneira de se falarem.

Já a expressão “por um telefone” revela instrumento no trecho “Ou pelo menos para ouvir a voz do outro por um telefone” (l. 26-27), isto é, instrumento pelo qual se possa ouvir a voz do outro.

Na expressão “para o bem ou para o mal” (l. 27-28) há ideia de finalidade, expressa pela palavra “para” (=com o fim ou finalidade do bem ou do mal).

Resposta: A.
_______________________________________________

Questão 19

Questão sobre equivalência de estruturas (orações reduzidas e desenvolvidas).

Na frase “Por perceber-se despreparado, abandonou a reunião”, o segmento “Por perceber-se” tem valor de causa em relação ao restante da mensagem, sendo equivalente à oração desenvolvida “Porque se percebeu”.

Na frase “Ao perceber-se despreparado, abandonou a reunião”, o segmento “ao perceber-se” tem valor de tempo em relação ao restante da mensagem, sendo equivalente à oração desenvolvida “Quando se percebeu”.

Resposta: E.
_________________________________________________

Questão 20

Questão sobre concordância verbal e nominal.

Está correta a frase “Agora é meio-dia e meia e faz três horas que ela saiu”. Primeiro, porque o verbo “ser” , em “é”, estando antes de sujeito composto, poderá concordar com o mais próximo, que é “meio-dia” ou com o conjunto” (meio-dia e meia). Dessa forma, estão corretas as formas “é” ou “são”. Segundo, porque se trata de “meio-dia” mais “meia hora”, portanto “meio-dia e meia”. Terceiro, porque o verbo “fazer”, em “faz”, está sendo empregado como impessoal, na indicação de tempo passado. Correta a assertiva I.

Está correta a frase “Devem ir neste envelope, anexos ao processo, uns dois formulários”. Primeiro, porque o verbo “dever”, em “Devem”, está concordando com “uns dois formulários”. Segundo, porque “anexos” está no masculino plural para concordar com “uns dois formulários”. Correta a assertiva II.

Está correta a frase “Ela era meio desatenta, por isso tinha menos condições do que as irmãs”. Primeiro, porque “meio” funciona como advérbio, já que modifica o sentido do adjetivo “desatenta”. Segundo, porque “por isso” é sempre separado, pois são duas palavras. Terceiro, porque “menos” é invariável. Correta a assertiva III.

Resposta: E.
___________________________________________________

Questão 21

Questão sobre pontuação.

Está correta a frase contida na alternativa (A).

A frase da opção (B) está errada, porque apresenta vírgula que separa o sujeito (“Os últimos exemplares do livro mais recente de Rubem Fonseca” ) do seu predicado (“ainda estão guardados na gaveta da escrivaninha”).

Errada a frase da opção (C), pois a presença de verbo no imperativo (“Imagine”) desfaz a ideia de interrogação, portanto no lugar de interrogação deve haver apenas ponto-final.
Errada a frase da opção (D), porque o adjunto adverbial “muitas vezes” pode ficar isolado por duas vírgulas ou sem as duas, mas não com uma só.

Errada a frase da opção (E), porque o nome próprio “Margarida” funciona como vocativo na oração, devendo ficar isolado por duas vírgulas, não apenas por uma.

Resposta: A.
__________________________________________________

Questão 22

Questão sobre regência e emprego de pronomes relativos.
A primeira lacuna da frase “A cidade _________ eu vivia na infância é a mesma _______ eles estavam se referindo ontem de manhã”, deve ser preenchida por “em que” ou “na qual”, servindo de parte do adjunto adverbial referente ao verbo “viver” (quem vive vive em algum lugar).
Já na segunda lacuna, deve aparecer “a que” ou “à qual”, com preposição regida pelo verbo “referir-se”.
Resposta: D.
______________________________________________

Questão 23

Questão sobre conjugação verbal.
As lacunas da frase “Na reunião, _________ a calma e, felizmente, _________ todas as acusações e ainda _________ a plateia” devem ser preenchidas pelas formas verbais “mantive”, “rebati” e “entretive”. No primeiro e no terceiro casos, os verbos são derivados de “ter”, devendo ser conjugados como o primitivo, apenas acrescentando-se os prefixos: “tive” – “mantive”, “tive” – “entretive”. No caso do verbo “rebater”, conjuga-se igualmente como o seu primitivo: “bati” – “rebati”.
Resposta: C.
______________________________________________________

Questão 24

Questão sobre conjugação verbal.

Correta a frase da assertiva I, porque “vimos” é forma do presente do indicativo na primeira pessoa do plural: eu venho, tu vens, ele(a) vem, nós vimos, vós vindes, eles(as) vêm.

Correta a frase da assertiva II, porque o verbo “requerer”, no presente do indicativo, deve ser conjugado da seguinte forma: eu requeiro, tu requeres...

Correta a frase da assertiva III, porque o verbo “ver”, no futuro do subjuntivo, na primeira pessoa do singular, apresenta a forma “vir”: se eu vir, se tu vires, se ele(a) vir...

Resposta: E.
__________________________________________________

Questão 25

Questão sobre discurso direto e indireto.

No trecho “Dona Benta, indiscreta, perguntou ao forasteiro: - É o senhor o hóspede que se fantasiou de fantasma durante a festa?”, o segmento inicial até o dois-pontos já está no discurso indireto, devendo permanecer sem alteração. A segunda parte, do dois-pontos em diante, se for passada para o discurso indireto, resultará na seguinte construção: “Dona Benta, indiscreta, perguntou ao forasteiro se era ele o hóspede que se fantasiara de fantasma durante a festa.

Observe-se que os verbos “ser”, em “É”, e “fantasiar”, em “fantasiou”, estão, respectivamente, no presente do indicativo e no pretérito perfeito do indicativo, devendo ser transportados para o pretérito imperfeito do indicativo (“era”) e para o mais-que-perfeito do indicativo (“fantasiara” ou “tinha fantasiado”).

Observe-se, também, que, na passagem do discurso direto para o indireto, desaparecem a inicial maiúscula, o dois-pontos e a interrogação.

Resposta: B.
_____________________________________________

Questão 26

Questão sobre emprego de pronomes demonstrativos.

Na frase “Machado de Assis e Antônio Carlos Jobim são eminentes cariocas. _________ compôs melodias conhecidas internacionalmente, e _________ escreveu romances inesquecíveis”, a primeira lacuna faz nítida referência a Antônio Carlos Jobim, relacionando, portanto, ao nome mais próximo e, por isso, deve ser preenchida com “Este”, pronome que indica proximidade. A segunda lacuna faz referência a Machado de Assis, nome que está mais distante, portanto deve ser preenchida com “aquele”.

Resposta: A.
____________________________________________________________


2 comentários:

  1. na minha opinião 2 questões deveriam ser anuladas.
    4)o texto em nenhum momento se atreveu a dizer q o impacto ambiental europeu, q diminiu, é "provocado pela economia", q cresceu. É uma relação de causa e consequencia estúpida em tese e factualmente
    13)não, o texto não diferencia e-mail e carta quanto à finalidade - ou objetivo das pessoas de se comunicarem. Somente a troca de interlocutor, frequencia ou circunstância não altera a finalidade de um instrumento. A não ser q a banca tenha se prendido naquele "para" da conclusão, cujo sentido de finalidade é obviamente metafórico. O sentido óbvio e literal é de consequência.

    Felipe MJ

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos comentários, Professor. Suas aulas no preparatório do CPC também foram ótimas. Valeu!

    ResponderExcluir