terça-feira, 31 de julho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 866

DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

Instrução: o texto abaixo é base para a questão 866.

A filosofia do pode tudo

Quando se olha para o setor de farmácias no Brasil, o que se vê é grave. Há no país 61,7 mil farmácias e drogarias, mas, segundo a ANVISA, somente 45 mil têm autorização para funcionar. A lei determina que esses estabelecimentos _________ um farmacêutico à disposição e que remédios que exigem receita não sejam vendidos sem a apresentação da prescrição médica. No entanto, o comum é receber informações de um balconista – e não um especialista – e conseguir comprar qualquer medicamento. “Essa é uma prática freqüente, principalmente no interior. São empresas que vendem remédios sem prescrição e até indicam tratamentos”, diz Jaldo Santos, presidente do Conselho Federal de Farmácia.
Pior. Até mesmo produtos que, pelo menos em princípio, saíram do mercado ainda são encontrados.
...]
Em Brasília, uma visita a cinco dos quinze estabelecimentos da “Rua das Farmácias” também mostrou que a compra indiscriminada de remédios é fácil.
Em São Paulo, em três de seis farmácias visitadas não havia farmacêutico. Foi possível adquirir antibióticos e até injetáveis sem receita. Num caso mais extremo, o funcionário sugeriu um tratamento à base de injeções em substituição ao que teria sido indicado por um médico. No Rio de Janeiro, o cenário parece mais animador. Nas quinze farmácias visitadas, havia farmacêutico de plantão e _________ vendeu remédios de tarja preta sem receita. (Revista ISTOÉ. Medicina e Bem-estar. 08 de junho de 2005. Texto adaptado.)

866.(FAURGS-2005 – TJRS – DRH-SELAP-RECSEL) Considerando o texto, é correto dizer que

(A)em todas as farmácias brasileiras há um farmacêutico de plantão.
(B)em nenhuma farmácia brasileira são vendidos medicamentos sem receita médica.
(C)medicamentos que estão fora de linha não têm sido encontrados em nenhuma farmácia brasileira.
(D)nem todas as farmácias brasileiras têm um farmacêutico de plantão e, além disso, muitas vendem medicamentos sem prescrição.
(E)todas as farmácias e drogarias brasileiras, mesmo as que não contam com um funcionário especializado, estão legalmente aptas a funcionar.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

Segundo o texto, visitas a farmácias de São Paulo comprovaram as irregularidades, pois em três de seis farmácias visitadas não havia farmacêutico; em Brasília, verificou-se a venda irregular de medicamentos; medicamentos que saíram do mercado ainda são encontrados em algumas farmácias. Portanto estão erradas as assertivas (A), (B) e (C).

Das 61,7 mil farmácias e drogarias brasileiras, somente 45 mil têm autorização para funcionar. Está errada, pois, a afirmação contida na alternativa (E).

Apenas a alternativa (D) contém afirmação contida no texto.

Resposta: D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário