quarta-feira, 4 de julho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 839


DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

839.(FAURGS-2004-Oficial Escrevente do TJRS) Considere as seguintes afirmações sobre os processos de formação das palavras.

I – A palavra “afro” (no trecho “No Parque da Redenção, que tem esse nome em alusão à Abolição e à antiga presença afro naqueles limites, os recantos paisagísticos se remetem às culturas européias ou asiáticas”) é, originalmente, apenas um prefixo.

II – A palavra “logradouros” possui o mesmo sufixo presente em “desembarcadouro”.

III – A palavra “presença”, apesar da semelhança na grafia, não apresenta o prefixo presente em “pressupor”.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Comentários.

Questão sobre processos de formação de palavras.

Há erro de informação na afirmativa I, pois “afro” é originalmente adjetivo de dois gêneros e de dois números que qualifica pessoa originária da África; também é empregado como substantivo, como de fato ocorreu no trecho transcrito na assertiva.

Quanto à assertiva II, o sufixo presente em “logradouros”, que é “douro”, significa “lugar destinado a”, presente também em “desembarcadouro”. Muitas outras palavras apresentam tal sufixo: “ancoradouro”, “paradouro”, “matadouro”... Correta a afirmação.

Correta a assertiva III, porque em “presente” não há prefixo. “Pressupor” é verbo derivado de “pôr” e apresenta dois prefixos: o prefixo “pre”, que significa “anterioridade”, e o sufixo “su”.

Resposta: D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário