segunda-feira, 30 de julho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 865

DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

Instrução: o texto abaixo é base para a questão 865.

A filosofia do pode tudo

Quando se olha para o setor de farmácias no Brasil, o que se vê é grave. Há no país 61,7 mil farmácias e drogarias, mas, segundo a ANVISA, somente 45 mil têm autorização para funcionar. A lei determina que esses estabelecimentos _________ um farmacêutico à disposição e que remédios que exigem receita não sejam vendidos sem a apresentação da prescrição médica. No entanto, o comum é receber informações de um balconista – e não um especialista – e conseguir comprar qualquer medicamento. “Essa é uma prática freqüente, principalmente no interior. São empresas que vendem remédios sem prescrição e até indicam tratamentos”, diz Jaldo Santos, presidente do Conselho Federal de Farmácia.
Pior. Até mesmo produtos que, pelo menos em princípio, saíram do mercado 11.ainda são encontrados.
...]
Em Brasília, uma visita a cinco dos quinze estabelecimentos da “Rua das Farmácias” também mostrou que a compra indiscriminada de remédios é fácil.
Em São Paulo, em três de seis farmácias visitadas não havia farmacêutico. Foi possível adquirir antibióticos e até injetáveis sem receita. Num caso mais extremo, o funcionário sugeriu um tratamento à base de injeções em substituição ao que teria sido indicado por um médico. No Rio de Janeiro, o cenário parece mais animador. Nas quinze farmácias visitadas, havia farmacêutico de plantão e _________ vendeu remédios de tarja preta sem receita. (Revista ISTOÉ. Medicina e Bem-estar. 08 de junho de 2005. Texto adaptado.)

865.(FAURGS-2005 – TJRS – DRH-SELAP-RECSEL) As palavras que completam corretamente as lacunas do texto, na ordem em que aparecem, são

(A)mantenhão – ninguém
(B)mantenhão – ninguém.
(C)mantenham – ninguêm.
(D)mantenham – ninguem.
(E)mantenham - ninguém.

Comentários.

Questão sobre ortografia.

A primeira lacuna deve ser preenchida pela forma verbal “mantenham”, que é derivada de “ter”, no presente do subjuntivo, na terceira pessoa do plural: “tenham” → “mantenham”.

A segunda lacuna deve ser preenchida pela palavra “ninguém”, que, sendo oxítona terminada em “em” com mais de uma sílaba, deve ser acentuada com acento agudo, como “também”, “refém”, “alguém”...

Resposta: E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário