domingo, 15 de julho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 850


DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

Instruções: o texto abaixo é base para a questão 850.

Quem nunca sofreu com pelo menos uma noite em claro? No período anterior à luz elétrica, homens e mulheres costumavam ir para a cama no início da noite. Acordava no meio da madrugada para tomar um lanche e, em seguida, voltavam a dormir até o sol raiar. A redução de uma hora e meia no _________ diário é decorrência do _________ de iluminação e de barulho noite adentro, da vida sedentária e dos horários irregulares, do stress profissional, da televisão... Enfim, de um mundo que nunca dorme.
Metade da população adulta do Brasil experimenta pelo menos uma noite maldormida por semana. Não é o suficiente para causar danos permanentes, e volta-se ao normal uma vez que se tenha dormido. Ainda assim, o dia seguinte é de amargar. Há uma perceptível redução no desempenho, na criatividade, nos reflexos e os nervos ficam à flor da pele. Dados do Brasil indicam que 10% de todos os acidentes de trânsito envolvem um motorista sonolento ou adormecido. As consequências são bem mais severas quando o débito de sono se prolonga por períodos maiores – uma semana dormindo poucas horas por noite, por exemplo. Nesse caso os efeitos sobre o metabolismo são parecidos com os do processo de envelhecimento. “A sociedade nos estimula a dormir tarde e a acordar cedo, reduzindo assim o período destinado ao sono”, diz o médico Flávio Alóe. “Dessa forma, muita gente não dorme o suficiente para ter uma vida saudável”.
Diferentemente do que se acreditava no passado, sabe-se que hoje é possível curar a maioria dos casos de insônia sem tratamentos pesados nem remédios fortíssimos. Estudos recentes apontam que, na maior parte das vezes, ela é causada pelos maus hábitos do dia a dia. Muitas vezes, uma boa noite de sono pode ser conseguida com soluções relativamente simples. Travesseiros ou um colchão mais confortáveis, por exemplo. Cortinas para escurecer o quarto e isolar o barulho externo resolvem em muitos casos. Para aquelas pessoas que não conseguem uma boa noite de sono apenas com as mudanças de hábito, terapias e _________, também há boas notícias. Novos medicamentos, mais eficazes e com 26.menos efeitos colaterais, têm permitido aos insones dormir melhor. (ZAKABI, Rosana. Revista Veja, 24 de setembro de 2003. Texto adaptado.)

850.(FAURGS-2003-TRT-4.ª - Auxiliar Judiciário) Assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente as lacunas do texto, na ordem em que aparecem.

(A)descanço – exceço – relachamento
(B)descanso – excesso – relaxamento
(C)descanço – exesso – relachamento
(D)descanso – exceço – relaxamento
(E)descanso – excesso – relachamento

Comentários.

Questão sobre ortografia.

O verbo “cansar” e seu antônimo “descansar” escrevem-se com “s”.

“Excesso” vem de “exceder”, em que “ced”, na raiz do verbo, determina “cess” em todos os derivados: conceder → concessão; interceder → intercessão; exceder → excesso.

“Relaxamento” tem origem na palavra inglesa “relax”, com x, logo “relaxamento”.

Resposta: B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário