quarta-feira, 25 de julho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 860


DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

Instrução: o texto abaixo é base para a questão 860.

Não importa o nome do deus ou se há deus. O fato é que a medicina _________ a incluir cada vez mais em suas práticas o instrumento da espiritualidade no cuidado com os pacientes. Isso significa usar a favor do doente sua crença em uma religião ou sua busca de aprimoramento espiritual por meio de outros caminhos que não os religiosos. O tema, que sempre incomodou os homens da ciência, também está ganhando destaque na literatura científica, em eventos médicos e nas escolas de medicina.
Esse fenômeno é resultado de várias circunstâncias. Uma delas diz respeito à demanda dos _________ pacientes por um tratamento que contemple sua saúde em dimensões mais amplas. Eles querem ter seu lado espiritual respeitado e incluído nas terapias.
Outra razão que explica o crescimento da importância do assunto está apoiada na observação clínica dos efeitos positivos da espiritualidade. Já são muitos os médicos que fazem essa constatação. O oncologista Riad Yunes, do Hospital do Câncer de São Paulo, é um deles. Ele diz:
- Os pacientes que têm religiosidade parecem suportar mais as dores do tratamento. Também lidam melhor com a ideia da morte.
Esse tipo de informação já aparece em diversas _________. Muitas estão sendo feitas sob a orientação do médico americano Harold Koenig. Ele mostrou resultados interessantes. Pessoas que adotam práticas religiosas ou mantêm alguma espiritualidade apresentam 40% menos chance de sofrer de hipertensão, têm um sistema de defesa mais forte, são menos hospitalizadas, recuperam-se mais rápido e tendem a sofrer menos de depressão quando se encontram debilitadas por enfermidades. [...] (Celina Côrtes, Cilene Pereira e Mônica Tarantino. Revista ISTOÉ, 01 de junho de 2005. Texto adaptado.)

860.(FAURGS-2005 – TJRS – DRH-SELAP-RECSEL) Nas expressões abaixo, retiradas do texto, a única das palavras destacadas que, na frase em que aparece, é classificada como substantivo é

(A)literatura científica (1º parágrafo)
(B)eventos médicos (1º parágrafo)
(C)observação clínica (3º parágrafo)
(D)médico americano (5º parágrafo)
(E)alguma espiritualidade (5º parágrafo)

Comentários.

Questão sobre classe de palavras.

As palavras “científica”, “médicos”, “clínica” e “americano” funcionam como adjetivos que qualificam, respectivamente, “literatura”, “eventos”, “observação” e “médico”.

Já o pronome indefinido “alguma” está relacionado ao substantivo “espiritualidade”.

Portanto, entre as palavras destacadas nas alternativas, a única que é classificada como substantivo é “espiritualidade”.

Resposta: E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário