domingo, 8 de julho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 843


DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

843.(FAURGS-2004-Oficial Escrevente do TJRS) Assinale a reescritura da frase “Ao contrário, ao lado dos negros e das mulheres, a Justiça também parece padecer no esquecimento coletivo” que melhor preserva o significado original e a correção gramatical.

A)Ao contrário, se a Justiça parece estar do lado dos negros e das mulheres, também esquece do padecimento de todos.
B)No sentido oposto ao esquecimento dos negros e das mulheres, o padecimento da Justiça também parece coletivo.
C)A Justiça, ao invés disso, aparentemente também está padecendo no esquecimento coletivo, como os negros e as mulheres.
D)Pelo lado dos negros e também das mulheres, ao contrário da Justiça, é similar o padecimento e o esquecimento coletivo.
E)Na contramão do esquecimento coletivo, paralelamente aos negros e às mulheres, o padecimento também aparente Justiça.

Comentários.

Questão sobre reescritura de frases.

Inicialmente, a mensagem original deve ser interpretada: “Ao contrário, ao lado dos negros e das mulheres, a Justiça também parece padecer no esquecimento coletivo”. Em outras palavras, tanto a Justiça, quanto os negros e as mulheres caíram no esquecimento coletivo.

Na alternativa (C), cujo trecho foi reescrito, encontra-se a ideia original: “A Justiça, ao invés disso, aparentemente também está padecendo no esquecimento coletivo, como os negros e as mulheres”.

As demais alternativas apresentam diferenças de mensagem nas reescrituras:

Na alternativa (A), informa-se que a Justiça esquece do padecimento de todos, quando, no original, ela é esquecida. Na (B), a ideia de que o padecimento da Justiça parece coletivo é estranha à ideia original. Na (D), a ideia do esquecimento ocorre apenas em relação aos negros e às mulheres, não à Justiça. Na (E), a mensagem distorce a ideia original, pois se afirma que o padecimento também aparenta Justiça.

Resposta: (C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário