domingo, 22 de julho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 857


DESDE 26 DE JUNHO, ESTÁ SENDO POSTADA DIARIAMENTE UMA QUDSTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

Instrução: o texto abaixo é base para a questão.

Não importa o nome do deus ou se há deus. O fato é que a medicina _________ a incluir cada vez mais em suas práticas o instrumento da espiritualidade no cuidado com os pacientes. Isso significa usar a favor do doente sua crença em uma religião ou sua busca de aprimoramento espiritual por meio de outros caminhos que não os religiosos. O tema, que sempre incomodou os homens da ciência, também está ganhando destaque na literatura científica, em eventos médicos e nas escolas de medicina.
Esse fenômeno é resultado de várias circunstâncias. Uma delas diz respeito à demanda dos _________ pacientes por um tratamento que contemple sua saúde em dimensões mais amplas. Eles querem ter seu lado espiritual respeitado e incluído nas terapias.
Outra razão que explica o crescimento da importância do assunto está apoiada na observação clínica dos efeitos positivos da espiritualidade. Já são muitos os médicos que fazem essa constatação. O oncologista Riad Yunes, do Hospital do Câncer de São Paulo, é um deles. Ele diz:
- Os pacientes que têm religiosidade parecem suportar mais as dores do tratamento. 15.Também lidam melhor com a ideia da morte.
Esse tipo de informação já aparece em diversas _________. Muitas estão sendo feitas sob a orientação do médico americano Harold Koenig. Ele mostrou resultados interessantes. Pessoas que adotam práticas religiosas ou mantêm alguma espiritualidade apresentam 40% menos chance de sofrer de hipertensão, têm um sistema de defesa mais forte, são menos hospitalizadas, recuperam-se mais rápido e tendem a sofrer menos de depressão quando se encontram debilitadas por enfermidades. [...] (Celina Côrtes, Cilene Pereira e Mônica Tarantino. Revista ISTOÉ, 01 de junho de 2005. Texto adaptado.)


857.(FAURGS-2005 – TJRS – DRH-SELAP-RECSEL) A palavra “suportar” (destacado no texto, no penúltimo parágrafo)poderia ser substituída, sem prejuízo de seu significado no texto, por

(A)permitir.
(B)sustentar.
(C)aguentar.
(D)auxiliar.
(E)facilitar.

Comentários.

Questão sobre semântica.

Obviamente, no trecho “- Os pacientes que têm religiosidade parecem suportar mais as dores do tratamento”, a palavra “suportar” tem significado de “aguentar”.

Não é cabível colocar-se “permitir” no lugar de “suportar”, pois, além de não ter sentido próximo, é absolutamente inadequada à mensagem.

De igual forma, “sustentar” não é palavra que substitua “suportar”, pois não guarda relação de significado.

“Auxiliar” e “facilitar” também não guardam significados sequer parecidos com “suportar”.

Resposta: C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário