quarta-feira, 21 de março de 2012

PROVA DA EPTC - COMENTÁRIOS E RESPOSTAS


COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DA EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO – EPTC – Prova aplicada no dia 18 de março de 2012

QUESTÃO 1 – Regência verbal e colocação pronominal

As lacunas do texto devem ser preenchidas pelas formas verbais “capacitá-los” e “compreendê-las”. Na primeira lacuna, o verbo “capacitar”, por ser transitivo direto, exigirá como objeto direto o pronome “os”, que receberá a letra “l”, em razão de o verbo terminar em “R”. Logo “capacitar+os=capacitá-los”. Na segunda lacuna, “compreender” também é transitivo direto, devendo ser acrescido do pronome “as”, que representa “regras”. Dessa forma, “compreender+as=compreendê-las”.
Resposta: D.
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QUESTÃO 2 – Interpretação de texto

Errada a primeira assertiva, porque as ações educativas de trânsito, segundo o primeiro parágrafo do texto, em seu 2º período, têm como objetivo capacitar as crianças e adolescentes como pedestres e ciclistas, não apenas como pedestres.
Errada a segunda assertiva, pois, segundo o texto, em especial no 1º período do 2º parágrafo, observa-se que pouquíssimos programas educativos adotam a cidadania.
Correta a terceira afirmativa, porque, segundo o texto, no 2º período do 3º parágrafo, vê-se que “A grande maioria das ações educativas atuais ... colabora para a dominação da máquina sobre o homem”.
Por consequência, está errada, também, a quarta afirmação, porque, no contexto do 3º parágrafo, é possível observar que as ações educativas deverão contribuir para a formação de motoristas, desde que possam eles vivenciar os valores éticos.
Resposta: C.
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QUESTÃO 3 – Classes de palavras

Na construção “Exceto por pouquíssimos programas educativos que adotam a cidadania como referência...”, a palavra destacada é pronome relativo, tendo como referente “programas educativos”. Observe-se que pode ser substituído por “OS QUAIS”. Na frase em que se encontra, é um recurso coesivo, utilizado para não repetir “programas educativos”. A classificação de “anafórico” deve-se ao fato de a anáfora ser processo pelo qual um termo gramatical (um pronome ou um advérbio de lugar, por exemplo) retoma a referência de um sintagma (=palavra ou expressão) anteriormente usado na mesma frase, o que é o caso do “QUE” representando “programas educativos”.
Resposta: C.
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QUESTÃO 4 – Funções do SE

Na construção I, o SE é uma conjunção subordinativa condicional, podendo ser substituída por “caso”.
Na cosntrução II, o SE funciona como partícula apassivadora, ou pronome apassivador. Observe-se que o trecho “ensina-se a educação” poderá ser transformado na voz passiva analítica “a educação é ensinada”, o que confere ao SE a função de pronome apassivador.
Resposta: A.
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QUESTÃO 5 – Concordância verbal (verbos impessoais)

Na frase “Basta de tanto falta de educação!” (I), o verbo “bastar” está empregado como impessoal.
Na frase “Nos dias atuais, deve haver maior educação no trânsito” (II), o verbo “haver” está empregado como “existir”, portanto é impessoal, impessoalizando seu auxiliar “dever” em “deve”, no singular.
Na frase “Havíamos combinado de buscar nosso carro detido no DETRAN” (III), o verbo “combinar” é o principal na locução verbal “Havíamos combinado”. Como “combinar” é verbo pessoal, o seu auxiliar (“haver”) também é pessoal, tanto que está conjugado na 1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo.
Na frase “Hoje faz cinco anos que tirei minha carteira de habilitação”, o verbo “fazer” está indicando tempo decorrido, passado, portanto é impessoal.
Resposta: B.
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QUESTÃO 6 – Regência verbal

Está correta, quanto à regência verbal, a frase I. Em “Chamei-lhe de inteligente”, o LHE é objeto indireto, sendo “de inteligente” o predicativo. A frase equivale a “chamei-lhe e ele é inteligente”.
Errada a frase II. O verbo “lembrar”, em “Lembro-me o dia em que te conheci”, está acompanhado de pronome “me”, o que o transforma em transitivo indireto, exigindo preposição “de”, em “do”. A frase correta é “Lembro-me do dia em que te conheci”.
Errada a frase III, porque “implicar”, no sentido de “acarretar”, é transitivo direto, não podendo ser construído com a preposição “em”. A frase deve ser corrigida para “Trânsito implica educação”.
Correta a frase IV. O verbo perdoar é transitivo indireto, pois quem perdoa perdoa a alguém. Como transitivo indireto, deve ser empregado com “lhe”.
Resposta: D.
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QUESTÃO 7 – Crase

Está correta a frase presente na opção “a”, porque a indicação de crase antes de “que” ocorreu porque se encontra uma palavra feminina subentendida entre o “a” e o “que”, que é “campanha”. Observe-se: “Esta campanha é similar à (campanha) que foi transmitida no ano passado”.
Errada a frase da alternativa “b”, porque não há crase antes de pronome relativo.
Errada a frase da opção “c”, porque o nome “Florianópolis” é neutro, pois quem vai a Florianópolis volta DE Florianópolis. Por tal razão, não há artigo antes de “Florianópolis”, o que desfaz a ideia de existência de crase. Antes de “Florianópolis”, deve haver, na frase em foco, apenas preposição “a”. Ressalte-se que o primeiro sinal indicativo de crase na frase da assertiva “c” está correta, pois trata-se de indicação de hora ou partes do dia.
Errada a frase da alternativa “d”, porque, no segmento “após as 19h46min”, não há crase, em razão da preposição “após”. Observe-se, portanto, que não há crase depois de preposição. Ressalte-se que o primeiro sinal indicativo de crase, em “Estive à procura...”, está correto, porque se trata de locução adverbial feminina.
Resposta: A.
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QUESTÃO 8 – Verbos

Na opção “a”, somente o verbo “concluir” possui duas formas de particípio”: “concluso” e “concluído”. “Pagar”, na Linguagem Culta Padrão, possui apenas a forma “pago”. E “cheirar” tem como particípio único “cheirado”. Errada a opção “a”.
Os verbos “acender”, “omitir’ e “submergir” possuem duas formas de particípio cada um, a saber: “aceso” e “acendido”, “omisso” e “omitido” e “submerso” e “submergido”. Correta a opção “b”.
Na alternativa “c”, os verbos “sentar” e “expor” têm uma forma de particípio válida cada um: “sentado” e “exposto”. Já o verbo “isentar” apresenta duas formas válidas, que são “isento” e “isentado”. Errada.
Na opção “d”, somente o verbo “soltar” possui duas formas válidas de particípio: “solto” e “soltado”. Os verbos “escrever” e “ter” apresentam, respectivamente, as formas “escrito” e “tido”, somente. Errada.
Resposta: B.
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QUESTÃO 9 – Concordância verbal e nominal

Está errada a frase I, porque o sujeito de “Viva” é “os melhores pilotos”, logo deve ser “Vivam os melhores pilotos!”.
Correta a frase da assertiva II, porque o sujeito de “Esteve” é composto (“o motorista e o policial”), podendo o verbo, de acordo com a regra gramatical, concordar com o mais próximo, que é “o motorista”, ou com os dois, “o motorista” e “o policial”. Em síntese, devem ser consideradas como corretas as construções “Esteve comigo, esta tarde, o motorista e o policial”, concordando com o núcleo mais próximo do sujeito, que é “motorista”, ou “Estiveram comigo, esta tarde, o motorista e o policial”, concordando com o plural.
Correta a concordância de “boa” com “sopa”, na assertiva III, porque este termo está precedido de artigo e, nesse caso, o adjetivo “bom” concorda em número (singular) e gênero (feminino) com o substantivo “sopa”, flexionando-se em “boa”.
Correta a assertiva IV, porque a expressão “haja vista” é invariável.
Sem resposta.
Questão passível de recurso em razão da inexistência de opção que contemple como corretas as frases das assertivas II, III e IV. As razões estão contidas na explicação referente à assertiva II.
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Questão 10 – Vozes verbais

A passagem correta da voz ativa “Estavam ensinando os códigos de trânsito” é “Os códigos de trânsito estavam sendo ensinados”.
Observe-se que o segmento “os códigos de trânsito” funciona como objeto direto de “ensinando” e passará a ser o sujeito da passiva analítica; o verbo “ensinar” receberá um verbo “ser” auxiliar na forma “sendo. Logo “os códigos de trânsito estavam sendo ensinados”.
Resposta: D.

Prof. Menegotto®

2 comentários:

  1. Pois é Alberto Menegotto, a questão número 6 foi anulada...

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  2. O fato de a questão 6 da prova da EPTC ter sido anulada é uma prova de que as pessoas pensam diferentemente umas das outras. Minha opinião é a de que a questão era válida, e continuo pensando assim. Todos sabem que não tenho nenhum apreço pela banca Objetiva, cujos perfil e histórico têm sido os mais negativos ao longo de va´rios concursos. A exemplo da Objetiva, outra banca, no dia de hoje (11 de abril de 2012), anulou todas as provas aplicadas aos candidatos a agente fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre: a Fundação do Ministério Público. Sinto que perco o meu tempo escrevendo sobre bancas incompetentes. Mas isso é o preço da democracia... A Prefeitura de Porto Alegre e os cidadãos desta cidade não merecem isso.
    Prof. Menegotto.
    PS - novamente, identifico-me ao publicar comentários, diferentemente da covardia do anonimato...

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