segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 749



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal, INSS e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 736 A 755 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ESCRITURÁRIO DO BANCO REGIONAL DE BRASÍLIA – BRB, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


O item a seguir apresenta fragmento de texto adaptado do sítio www.revistatemalivre.com. Julgue-o quanto à correção gramatical.

749. (CESPE – BRB – Escriturário - 2011) É praticamente consensual entre os historiadores a opinião de que os interesses do governo português em criar o Banco do
Brasil deveu-se a impossibilidade de financiar os gastos públicos — elevados quando da transferência da Corte para o Rio de Janeiro — mediante apenas da cobrança de tributos.

Comentários.

Questão sobre diversos aspectos gramaticais.

A construção apresenta os seguintes erros:

1. o verbo “dever”, em “deveu-se”, tem como sujeito “os interesses do governo português”, portanto deve ir para o plural: “deveram-se”.
2. o segmento “mediante apenas da cobrança” deve ser corrigido para “mediante apenas a cobrança”, pois não há elemento que exija a preposição “de”, em “da”.

Errada a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário