terça-feira, 8 de novembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 729



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e INSS.

AS POSTAGENS 711 A 735 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2010 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ANALISTA ADMINISTRATIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - MPU, EM CONCURSO DE NÍVEL SUPERIOR ELABORADO PELO CESPE.


A característica central da modernidade, não seria demais repetir, é a institucionalização do universalismo — e seu duplo, a igualdade — como princípio organizador da esfera pública. Com base nesse pressuposto, argumento que, em nossa sociedade, na esfera pública, duas formas de particularismo — o das diferenças e o das relações pessoais — se reforçam e se articulam em diversas arenas e situações, na produção e reprodução de desigualdades sociais e simbólicas.
O particularismo das diferenças produz exclusão social e simbólica, dificultando os sentimentos de pertencimento e interdependência social, necessários para a efetiva
institucionalização do universalismo na esfera pública. O particularismo das relações pessoais atravessa os novos arranjos institucionais que vêm sendo propostos como mecanismos de construção de novas formas de sociabilidade e ação coletiva na esfera pública. Finalmente, considero que, embora a formação de novos sujeitos sociais e políticos e de arenas de participação da sociedade na formulação e gestão das políticas públicas traga as marcas de nossa trajetória histórica, constitui, ao mesmo tempo, possibilidade aberta para outra equação entre universalismo e particularismo na sociedade brasileira. Jeni Vaitsman. Desigualdades sociais e particularismos na sociedade brasileira. In: Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n.º 18 (Suplemento), p. 38 (com adaptações).

Julgue o seguinte item, a respeito dos sentidos e da organização do texto acima.

729. (CESPE – MPU – Analista Administrativo-2010) Por meio da conjunção “e”, empregada duas vezes no trecho “Finalmente, considero que, embora a formação de novos sujeitos sociais e políticos e de arenas de participação da sociedade na formulação e gestão das políticas públicas traga as marcas de nossa trajetória histórica, constitui, ao mesmo tempo, possibilidade aberta para outra equação entre universalismo e particularismo na sociedade brasileira” (último período do texto), é estabelecida a seguinte organização de ideias: a primeira ocorrência liga duas características de “novos sujeitos”; a segunda liga dois complementos de “formação”; a terceira, dois complementos de “arenas de participação da sociedade”.


Comentários.

Questão sobre interpretação de textos com enfoque no emprego da conjunção “e” e análise de períodos.

No trecho “Finalmente, considero que, embora a formação de novos sujeitos sociais e(1) políticos e(2) de arenas de participação da sociedade na formulação e(3) gestão das políticas públicas traga as marcas de nossa trajetória histórica, constitui, ao mesmo tempo, possibilidade aberta para outra equação entre universalismo e particularismo na sociedade brasileira”, a ocorrência (1) de “e” liga duas características de “novos sujeitos”, a saber: “novos sujeito sociais” e “(novos sujeitos) políticos”; a ocorrência (2) de “e” liga complementos de “formação”, que são “(formação de) arenas de participação...” e a ocorrência (3) de “e” liga complemento de “arenas de participação da sociedade”.

Correta a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário