sábado, 19 de novembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 740



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal, INSS e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 736 A 755 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ESCRITURÁRIO DO BANCO REGIONAL DE BRASÍLIA – BRB, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revelou o tipo de percepção que os brasileiros têm dos bancos no país. De acordo com o Sistema
de Indicadores de Percepção Social, para 62,1% da população, a função primordial das instituições bancárias é movimentar e guardar dinheiro e, para apenas 4,5%, é emprestar dinheiro.
Apurou-se também que 39,5% dos brasileiros não têm conta em banco. Ainda de acordo com a pesquisa, a percepção da relevância da concessão de crédito pelas instituições bancárias é menor nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) do que nas menos desenvolvidas (Norte e Nordeste) economicamente, onde os entrevistados atribuem maior relevância a essa função dos bancos. Internet: (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativo às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.


740. (CESPE – BRB – Escriturário - 2011) Parcela significativa da população considera a concessão de empréstimos uma das funções principais das instituições bancárias.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

Segundo o texto e de acordo com o Sistema de Indicadores de Percepção Social, 62,1% da população consideram que as instituições bancárias tenham como principal função movimentar e guardar dinheiro. Apenas 4,5% pensam que a função primordial dos bancos é emprestar dinheiro (1º parágrafo).

Portanto não é verdadeira a afirmação de que parcela significativa da população considera a concessão de empréstimos uma das funções principais das instituições bancárias.

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário