sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 732



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e INSS.

AS POSTAGENS 711 A 735 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2010 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ANALISTA ADMINISTRATIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - MPU, EM CONCURSO DE NÍVEL SUPERIOR ELABORADO PELO CESPE.


Hipermodernidade é o termo usado para denominar a realidade contemporânea, caracterizada pela cultura do excesso, do acréscimo sempre quantitativo de bens materiais, de coisas consumíveis e descartáveis. Dentro desse contexto, todas as interações humanas, marcadas pela doença crônica da falta de tempo disponível e da ausência de autêntica integração existencial, se tornam intensas e urgentes. O movimento da vida passa a ser uma efervescência constante e as mudanças a ocorrer em ritmo quase esquizofrênico, determinando os valores fugidios de uma ordem temporal marcada pela efemeridade. Como tentativas de acompanhar essa velocidade vertiginosa que marca o processo de constituição da sociedade hipermoderna, surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais. O indivíduo da “cultura” tecnicista vivencia uma situação paradoxal: ao mesmo tempo em que lhe são ofertados continuamente os recursos para que possa gozar efetivamente as dádivas materiais da vida, ocorre, no entanto, a impossibilidade de se desfrutar plenamente desses recursos. Renato Nunes Bittencourt. Consumo para o vazio existencial. In: Filosofia, ano V, n. 48, p. 46-8 (com adaptações).

Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto.

732. (CESPE – MPU – Analista Administrativo-2010) A forma verbal “surge”, no trecho “Como tentativas de acompanhar essa velocidade vertiginosa que marca o processo de constituição da sociedade hipermoderna, surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais” (4º período do texto) está flexionada no singular porque estabelece relação de concordância com o conjunto das ideias que compõem a oração anterior.

Comentários.

Questão sobre concordância verbal.

No trecho “Como tentativas de acompanhar essa velocidade vertiginosa que marca o processo de constituição da sociedade hipermoderna, surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais” (4º período do texto), o verbo “surgir”, no segmento “surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais”, tem como sujeito “a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais”. Como o sujeito é composto, cujos núcleos são “flexibilidade” e “fluidez”, e o verbo está anteposto ao sujeito, a gramática permite que a concordância seja feita com o núcleo mais próximo ou com todos.

Dessa forma, estariam corretas as construções “surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais” e “surgem a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais”.

O importante, nesta questão, porém, é esclarecer que o sujeito de “surge” é “a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais”, e não o conjunto das ideias presentes na oração anterior.

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário