quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 737



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal, INSS e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 736 A 755 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ESCRITURÁRIO DO BANCO REGIONAL DE BRASÍLIA – BRB, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


Há relatos de que sistemas financeiros existem desde a Antiguidade, quando os fenícios já utilizavam diferentes formas de efetuar pagamentos, como os documentos de crédito, por exemplo. No entanto, foi somente no século XVII que os bancos se estabeleceram, com o lançamento do dinheiro de papel, ou papel-moeda, pelo Banco de Estocolmo. Nessa época, diversos países europeus começaram a produzir sua própria moeda.
Outros tipos de bancos surgiram a partir do século XIX, quando o progresso econômico provocado pela Revolução Industrial contribuiu para a criação de um banco
para a indústria cuja função era mobilizar grandes somas de dinheiro para auxiliar o desenvolvimento desse setor.
Hoje, o sistema financeiro de um país é controlado pelo seu banco central, que tem a função de emitir dinheiro, captar recursos financeiros e regular os bancos comerciais e os industriais. Internet: (com adaptações).

Com relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item a seguir.

737. (CESPE – BRB – Escriturário - 2011) O emprego da partícula “se” em “se estabeleceram” (2º período do 1º parágrafo) indica que o sujeito da oração é indeterminado.

Comentários.

Questões sobre funções do “se”.

No trecho “No entanto, foi somente no século XVII que os bancos se estabeleceram ...”, a partícula “se” está retomando “bancos”, numa construção de voz reflexiva (os bancos estabeleceram a si próprios), portanto a frase tem sujeito, que é “bancos”. Não há, portanto, indeterminação de sujeito.

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário