quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 775



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 756 A 775 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


O item a seguir apresenta um trecho de redação de correspondência oficial, que deve ser julgado certo se atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão e formalidade, ou errado, em caso contrário.

775. (CESPE – EBC – Técnico Administrativo - 2011) Viemos por meio desta pedir encarecidamente ao gerente do departamento de materiais a aquisição de um novo computador para a redação, uma vez que o que está em uso sofreu diversas avarias no transporte quando da transferência do setor para as novas instalações e está imperrado a vários dias.

Comentários.

Questão sobre correspondência oficial.

Há vários erros no contexto: 1. a forma verbal “Viemos” está no pretérito perfeito do indicativo (eu vim, tu vieste, ele(a) veio, nós viemos, vós viestes, ele(as) vieram), devendo ser corrigida para o presente do indicativo: VIMOS (eu venho, tu vens, ele(a) vem, nós VIMOS, vós vindes, eles(as) vêm);

2. a expressão “por meio desta” é absolutamente desnecessária, porque, se o servidor está escrevendo correspondência oficial destinada a alguém ou a um órgão, só pode estar fazendo por meio da missiva;

3. o emprego do advérbio “encarecidamente” é inadequado para correspondência oficial, pois fere o princípio da formalidade e da pessoalidade, pois “encarecidamente” significa de forma louvada, com grande empenho e dedicação, que é obrigação nas atividades do servidor público;

4. o adjetivo “imperrado”, além de estar errado, porque a forma correta é “emperrado”, ainda é inespecífico, impróprio, podendo ser utilizado, em seu lugar, “estragado”, “inutilizado”, “danificado”.

5. a expressão “a vários dias” indica tempo que passou, portanto deve-se utilizar o verbo “haver”: “há vários dias”.

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário