terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comentários e respostas às questões da prova de Língua Portuguesa do concurso para provimento de cargo de Assistente Legislativo I da Câmara Municipal



Questão 1 – interpretação de texto

As lacunas das linhas 16, 27, 28 e 29 devem ser preenchidas respectivamente, pelas palavras “emigrante” “competência”, “econômica” e “judicial”. A primeira, porque se trata de observar teoricamente o comportamento de um mexicano que sai de seu país, logo é “emigrante”; a segunda, porque país rico é rico em virtude da “competência” técnica de suas populações; na terceira lacuna, o termo “econômica” deve aparecer em razão de estar ligada à qualidade das instituições; na última lacuna de linha contínua, deve aparecer “judicial” e não “educacional”, uma vez que, na oração seguinte, o texto se refere à qualidade de ensino.

Resposta: D.
__________________________________

Questão 2 – interpretação de texto

No texto, vê-se que “... Estado eficiente e eticamente íntegro é o mais importante fator de riqueza para todos os países”. Logo está errada a assertiva “A”, porque afirma que Estado forte, eficiente e ético está relacionado à riqueza que consegue mobilizar. Errada a opção “C”, porque se refere á eficiência empresarial como fator de riqueza, o que é estranho ao texto. No texto, há referência a todos os países, não apenas aos países em desenvolvimento, portanto está errada a assertiva “D”. Errada a opção “E”, porque não há, no texto, referência ao fato de que país rico aposte no diálogo com o Banco Mundial.

Resposta: B.
__________________________________

Questão 3 – interpretação de texto

Errada a assertiva I, porque o autor não afirma que os mexicanos aumentam sua produtividade por comercializar drogas, especialmente cocaína; o autor, em verdade, nega isso. Correta a assertiva II, pois se refere à informação creditada ao jornalista Ronald Bailey. Correta a assertiva III, porque, no texto, se afirma que o Brasil é um dos três ou quatro países mais ricos do mundo em recursos naturais, mas apresenta problemas relacionados à segurança, à saúde, à educação, entre outros.

Resposta: E.
____________________________________

Questão 4 – gramática – emprego dos “porquês”

A lacuna da linha 06 deve ser preenchida com “porque” (junto e sem acento), já que se trata de uma explicação; a lacuna da linha 31 deve ser completada com “por que”, uma vez que se trata de pergunta indireta.

Resposta: C.
____________________________________

Questão 5 – gramática – diversos aspectos

O termo “das”, no trecho “As opções não são de todo implausíveis, mas falta aí uma alternativa correta: nenhuma das três”, refere-se às “opções” e não à alternativa correta. O fato de estar no plural remete à palavra “opções”.

As demais afirmações estão corretas.

Resposta: A.
________________________________________

Questão 6 – gramática – acentuação gráfica

A palavra “agrícolas” é acentuada por ser proparoxítona; “maquinário” e “patrimônio” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

Na assertiva “A”, “México” é acentuada por ser proparoxítona; “influência” leva acento por ser paroxítona terminada em ditongo crescente; “científico” é acentuada por ser proparoxítona.

Na opção “B”, “inépcia” e “eficiência” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente; “tecnológica” leva acento por se proparoxítona.

Na alternativa “C”, o nome próprio “Sérgio” á acentuado por ser palavra paroxítona terminada em ditongo crescente; “época” leva acento por ser proparoxítona; “intangível” é palavra acentuada por ser paroxítona terminada em “l”.

A opção “D” apresenta “íntegro”, que leva acento por ser proparoxítona, e “referência” e “competência”, que são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente, coincidindo com as razões de acentuação das palavras do enunciado.

Na alternativa “E”, “imprevisível” é acentuada por ser paroxítona terminada em “l”; “econômica”, por ser proparoxítona e “saúde” por apresentar “u” tônico, precedido de vogal e formando sílaba sozinho.

Resposta: D.
_______________________________

Questão 7 – gramática – estrutura e formação de palavras

Está errada a assertiva “E”, porque “correlação” é palavra formada pelo processo de prefixação (“-co”) e sufixação (“-ção”), e não por aglutinação.

As demais opções estão corretas.

Resposta: E.
_________________________________

Questão 8 – gramática – conjunções coordenativas e subordinativas

As conjunções “mas” e “entretanto” são coordenativas adversativas e sinônimas uma da outra; as conjunções “Segundo” e “Conforme” são subordinativas conformativas e sinônimas entre si. Correta a assertiva “A”.

Na “B”, “Segundo” e “De acordo” são sinônimos, mas “quando” é conjunção subordinativa temporal, enquanto “todavia” é coordenativa adversativa.

Na opção “C”, “quando” é subordinativa temporal”, e “porque” pode ser coordenativa explicativa; “Conforme” é subordinativa conformativa, e “À medida que” é subordinativa proporcional.

Na assertiva “D”, “mas” e “contudo” são coordenativas adversativas e sinônimas uma da outra; “Conforme” é conjunção subordinativa conformativa, e “Caso”, conjunção subordinativa condicional.

Na opção “E”, “Conforme” é conjunção subordinativa conformativa, enquanto “Portanto” é coordenativa conclusiva; “quando” é subordinativa temporal, e “em contrapartida” é expressão que funciona como conjunção coordenativa adversativa, equivalente a “mas”.

Resposta: A.
___________________________________

Questão 9 – gramática – pontuação

Correta a afirmação I, porque os dois-pontos da linha 06 estão empregados para introduzir as possíveis razões do aumento de produtividade de um mexicano que entra nos EUA. Ali há enumeração das razões.

Os dois-pontos utilizados nas linhas 08 e 09 introduzem explicitações de informações trazidas nas orações anteriores; no primeiro caso, introduzem a alternativa que falta; no segundo, outras opções. Correta, portanto, a assertiva II.

Errada a opção III, porque, no trecho da linha 13, os dois-pontos introduzem os “valores institucionais”, não podendo ser substituídos por ponto-e-vírgula.

Resposta: D.
____________________________________

Questão 10 – gramática – classes gramaticais

No trecho “Vivendo a correlação, classificamos aí a qualidade de nossas instituições? Pergunte a um parlamentar. A um governante. A um juiz”, as duas primeiras ocorrências de “a” são artigos definidos, e nas três últimas, preposições. Portanto está errada a alternativa “B”.

As demais opções estão corretas.

Resposta: B.
_________________________________

Questão 11 – interpretação de texto

As palavras que preenchem correta e respectivamente as lacunas das linhas 06, 09, 15, 24 e 43 são “espectadores”, “predileções”, “detestável”, “ignorá-los” e “presságio”.

Resposta: C.
_________________________________

Questão 12 – interpretação de texto

Errada a assertiva I, pois o autor não está de acordo com a afirmação de que a política é um circo. No primeiro parágrafo (linha 01), o autor afirma: “Pois estão errados...”.

Correta a assertiva II, pois, no final do texto, o autor afirma que “Hoje o público não sabe o que é solidariedade” (linhas 45-46).

Correta a assertiva III, pois se entende que os políticos desrespeitam o público porque o público abdicou do próprio respeito (linhas 11 e 12)

Resposta: E.
______________________________________

Questão 13 – interpretação de texto

Está errada a afirmação contida na opção “B”, porque, no Coliseu, segundo o texto, os lutadores e o soberano consultavam o público para saber quem iria morrer ou não, mas não era consultado para “todas as tomadas de decisão pelo imperador romano”.

Resposta: B.
______________________________________

Questão 14 – gramática – conjunções coordenativas e subordinativas

Na linha 01, o termo “Pois” está sendo empregado como adversativo, equivalendo a “No entanto”, ou “Entretanto”, ou “Todavia” ou “Porém”, que lhe são sinônimos.

Nas linhas 20/21, “ainda que” equivale a “mesmo que”, ou “apesar de”, que lhe são sinônimas.

Na linha 32, “embora” é conjunção subordinativa adverbial concessiva, equivalendo a “apesar de”.

Na linha 46, “Se” conjunção subordinativa adverbial condicional, equivalendo a “Caso”.

Resposta: A.
________________________________________

Questão 15 – gramática – pontuação

Nas alternativas “A”, “B”, “D” e “E”, respectivamente as sequências “Nas redes sociais”, “Na semana passada”, “na internet” e “Às vezes” estão isolados por vírgula por serem adjuntos adverbiais deslocados.

Na opção “C”, o segmento “Se ele não se der ao respeito” está isolada por vírgula por se tratar de oração subordinada adverbial condicional deslocada.
Resposta: C.
________________________________________

Questão 16 – gramática – termos da oração

Na linha 44, “Nelson Rodrigues” é sujeito na oração em que aparece, e “Otto Lara Resende” é objeto indireto. Errada a opção “A”.

No trecho da linha 36, “Luiz Inácio Lula da Silva” é objeto de “insulta”. Errada, portanto, a alternativa “C”.

Na linha 29, a sequência “a velha máxima brasileira” é objeto direto de “reedita”, portanto está errada a opção “D”.

O segmento “do próprio respeito”, na linha 12, é objeto indireto de “abdicar”. Logo está errada a assertiva “E”.

Resposta: B.
______________________________________

Questão 17 – gramática – concordância verbal e nominal

A pluralização de “circo” e “plateia” na linha 03 implicará a alteração de cinco palavras, a saber:

“Nos circos, as platéias são chamadas de ‘respeitável público’ e fazem por merecer o tratamento”.

Resposta: E.
_______________________________________

Questão 18 – gramática – estrutura e formação de palavras

Na palavra “recusa”, não há prefixo, pois “re” não funciona como tal. Errada, portas demais alternativas estão corretas.

Resposta: A.
_______________________________________

Questão 19 – gramática – funções sintáticas

Estão corretas as afirmativa I e II.

Está errada a afirmativa III, porque no trecho “Um câncer de laringe num líder populista é metáfora?”, o sujeito da oração é “um câncer de laringe”, e não “líder populista.

Resposta: D.
________________________________________

Questão 20 – gramática – diversos aspectos

No trecho “O debate de ideias sucumbirá ao desejo de exterminar o outro. E a voz do povo será a voz da treva” (linhas 46 e 47), os segmentos “a voz da treva” e “de ideias” exercem, respectivamente, as funções de predicativo do sujeito (que é, no segundo período, “a voz do povo”) e complemento nominal (de “debate”). Portanto está errada a assertiva “C”.

As demais alternativas estão corretas.

Resposta: C.
__________________________________________

Questão 21 – interpretação de texto

As lacunas das linhas 10, 15, 30, 34 e 48 devem ser preenchidas, respectivamente, por “transmissão”, “analisar”, “contém”, “micróbios” e “sintomas”.

Resposta: B.
__________________________________________

Questão 22 – interpretação de texto

Correta a afirmação I, pois, segundo o texto, a pesquisa com participantes gaúchos (90 casais) toma como foco central o tratamento de uma doença que já matou aproximadamente 30 milhões de pessoas no mundo (1º parágrafo).

Correta a assertiva II, porque, segundo o texto, o tratamento também diminui a transmissão do vírus e reduzem o risco de infecção (1º parágrafo).

Errada a afirmação III, porque a pesquisa foi realizada com 90 casais gaúchos e mais 1,7 mil casais de outros 13 países.

Resposta: D.
___________________________________

Questão 23 – interpretação de texto

Segundo o texto, as zeólitas não são proteínas vegetais, mas minerais porosos. Errada, portanto, a assertiva “A”.

Errada a assertiva “B”, porque a nave Haybusa trouxe para a terra amostras de poeira do asteroide Itokawa, e não amostras de PSII.

Não há, no texto, informação de que a descoberta de um planeta que circula num sistema binário possa ajudar nos estudos de estrelas antigas. No texto, há informação de que o que se viu neste planeta é diferente do que está traçado em nosso sistema solar. Errada, portanto, a opção “C”.

As duas nuvens de gás hidrogênio parecem ter mantido sua formulação química original, mesmo 2 bilhões de anos após o big bang, e não há 2 mil anos. Errada, portanto, a assertiva “D”.

Resposta: E.
_____________________________________

Questão 24 – interpretação de texto

As associações entre a coluna 1 e a 2 devem ser as seguintes:

2 – 5 – 4 – 3 – 1.

Resposta: C.
_____________________________________

Questão 25 – gramática – conjunções coordenativas e subordinativas

O “e”, no trecho “Science publica ranking das 10 maiores inovações e elege campeã uma pesquisa feita em hospital gaúcho” (linhas 01 e 02), indica ideia de adição.

A conjunção “como”, no trecho “... como deviam ser as estrelas mais antigas do universo” (linha 30), indica ideia de conformidade.

A conjunção “ou”, no trecho “... limpeza de células envelhecidas – ou aquelas que pararam de se dividir...” (linhas 46 e 47), indica alternância.

Resposta: A.
_________________________________________

Questão 26 – gramática – concordância verbal e nominal

A substituição de “Science” (linha 01) por “Algumas revistas científicas” implicará a adequação de 2 (duas) palavras, a saber:

“Algumas revistas científicas publicam ranking das 10 maiores inovações e elegem campeã uma pesquisa feita em hospital gaúcho”.

Resposta: B.
___________________________________________

Questão 27 – gramática – diversos aspectos

Errada a assertiva “C”, porquanto o segmento “dessas células” não é complemento verbal (objeto) direto, mas complemento nominal de “limpos”.

As demais assertivas estão corretas.

Resposta: C.
___________________________________________

Questão 28 – gramática – pontuação

Errada a assertiva II, porque o segmento “segundo a pesquisa” (linha 11), que está isolado por vírgulas, poderia vir isolado por travessões em substituição às duas vírgulas, mas não apenas um travessão no lugar da primeira vírgula.

As demais assertivas estão corretas.

Resposta: E
____________________________________________

Questão 29 – correspondência oficial

Errada a assertiva “B”, porque a indicação de assunto, local e data não devem aparecer na parte inferior direita da página, mas na parte superior esquerda.

As demais assertivas festão corretas.

Resposta: B.
____________________________________________

Questão 30 – correspondência oficial

Correta a assertiva “D”, porque o memorando é tipo de correspondência internamente em uma instituição pública, normalmente entre setores de um órgão.

As demais estão erradas.

Resposta: D.
____________________________________________

Cópia da prova está disponível no Setor de Cópias do CPCRS (Copystar), na avenida Farrapos, 235, bairro Floresta, Porto Alegre.
____________________________________________

Prof. Menegotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário