sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 773



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 756 A 775 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


No Brasil, falar em mídia pública parece não despertar simpatia. Isso ocorre devido ao fato de o debate sobre o tema ter sido apagado durante quase todo o século XX. Não por acaso o país desenvolveu um sistema de comunicação de perfil majoritariamente comercial — principalmente sob o incentivo do regime militar, após os anos 60 — e relegou o projeto de um sistema público de comunicação ao esquecimento, que subsistiu apenas por meio de algumas experiências isoladas.
Como explica o professor Murilo César Ramos, da Universidade de Brasília, a radiodifusão no Brasil nasceu pública, na forma da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Moritze em 1923, mas foi muito cedo transformada em um sistema comercial lucrativo. “Quando a televisão chegou, nos anos 50 do século passado, já chegou comercial, privatizada e desregulamentada ao extremo, e assim permanece até hoje. O público não comercial sempre foi marginal e assim se mantém nos dias atuais”, analisa Ramos. Idem, ibidem.

Em relação ao texto acima, julgue o item a seguir.

773. (CESPE – EBC – Técnico Administrativo - 2011) O texto é predominantemente dissertativo, mas há nele fragmentos de teor narrativo.

Comentários.

Questão sobre tipologia textual.

O texto possui caráter dissertativo, pois apresenta argumentos que canalizam à convicção da tese apresentada, embora haja fragmentos narrativos, como, por exemplo, “Como explica o professor Murilo César Ramos, da Universidade de Brasília, a radiodifusão no Brasil nasceu pública, na forma da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Moritze em 1923, mas foi muito cedo transformada em um sistema comercial lucrativo” (2º parágrafo).

Correta a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário