segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 769



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 756 A 775 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


Meios de comunicação de massa financiados por dinheiro público e livres do controle privado comercial têm sido um modelo de comunicação bastante explorado e consolidado na maioria das democracias modernas. Trata-se de algo tão antigo quanto o próprio surgimento da TV e do rádio. Diversos países sustentam hoje robustas corporações de mídia pública que concentram substancial fatia da audiência e são reconhecidas pela qualidade no conteúdo que produzem e transmitem.
Uma das mais antigas em operação é a BBC do Reino Unido, criada nos anos 20 do século passado. A BBC tem servido como modelo para muitas outras experiências que surgiram durante todo o século passado. Do ponto de vista da legitimidade e relevância, os sistemas públicos de comunicação operantes hoje no mundo possuem um alto grau de aprovação social. Segundo pesquisa realizada no ano de 2006 em sete países (França, Coreia do Sul, Alemanha, Reino Unido, Itália, Estados Unidos da América e Japão) pelo Broadcasting Culture Research Institute — NHK, 4 em cada 5 cidadãos consideram necessário existir um sistema público de comunicação. Em países como Alemanha, Japão e Reino Unido — onde há cobrança de imposto específico que financia mídias públicas —, 60% dos entrevistados consideraram importante pagar esse tipo de tributo para sustentar tais corporações. Idem, ibidem.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item subsequente.

769. (CESPE – EBC – Técnico Administrativo - 2011) O segmento “que produzem e transmitem” (3º período do 1º parágrafo) tem natureza explicativa.


Comentários.

Questão sobre identificação de orações.

No trecho “Diversos países sustentam hoje robustas corporações de mídia pública que concentram substancial fatia da audiência e são reconhecidas pela qualidade no conteúdo que produzem e transmitem” (3º período do 1º parágrafo), a oração “que produzem e transmitem” (final do trecho) não aparece isolada por vírgulas, o que lhe confere a classificação de oração subordinada adjetiva restritiva, especificando-se de forma restrita apenas em relação ao “conteúdo produzido e transmitido”.

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário