sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 759



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal, INSS e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 756 A 775 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


É possível encontrar diversos conceitos ou definições acerca do que se pode chamar de sistema público de comunicação, seja em livros e pesquisas, seja em documentos oficiais. Geralmente, evoca-se o horizonte educativo e cultural inerente a essas mídias. Em outros momentos, enfatiza-se o fato de serem empresas não comerciais. Há, ainda, a noção de que mídia pública é aquela que cumpre o papel de dar visibilidade ao debate público, sendo autônoma em relação ao mercado e também livre das amarras ou das ingerências governamentais.
Essas variadas ênfases ou visões são fruto das influências que a ideia de comunicação pública absorveu em seu percurso histórico durante boa parte do século XX.
A definição atual de mídia pública incorpora essas facetas e sustenta algumas outras características relevantes, podendo ser resumida nos seguintes termos: mídia pública é um meio de comunicação em que não se prevê atividade comercial direcionada à obtenção de lucro para proprietários particulares ou acionistas privados, e que apresenta, simultaneamente, algum nível de participação pública em seu gerenciamento. Quanto mais autônoma ela é em relação ao mercado, quanto mais livre de ingerências governamentais e quanto mais aberta e predisposta à participação do cidadão, mais forte e qualificado é o adjetivo pública. Internet: (com adaptações).

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item que se segue.

759. (CESPE – EBC – Técnico Administrativo - 2011) Depreende-se das informações do texto que um sistema comercial e privado de comunicação não enfatiza ou prevê a participação do cidadão na sua programação nem no seu gerenciamento.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

No texto, em seu 3º parágrafo, vê-se que “Quanto mais autônoma ela é em relação ao mercado, quanto mais livre de ingerências governamentais e quanto mais aberta e predisposta à participação do cidadão, mais forte e qualificado é o adjetivo pública” acerca da instituição pública de comunicação. Daí se depreende que, no sistema comercial e privado de comunicação, não há ênfase ou previsão de participação do cidadão nem na programação, nem no gerenciamento.

Correta a afirmação.

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