sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 766



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 756 A 775 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


Quando se fala em sistema público de comunicação, pensa-se justamente em um conjunto de mídias públicas (nos diversos suportes, como rádio, televisão, Internet etc.) que operam de modo integrado e sistêmico, tendo como horizonte o interesse dos cidadãos. Para o professor Laurindo Leal Filho, da Universidade de São Paulo, um dos pioneiros na pesquisa sobre mídia pública no Brasil, esse não é um conceito fechado. “Por princípio, todo o sistema de comunicação deveria ser público, uma vez que a sua missão é prestar um serviço público. Nesse sentido, poderiam até variar as formas de financiamento, mas o controle deve ser da sociedade. De algum modo, é o que acontece em alguns países onde órgãos reguladores estabelecem as diretrizes para o todo o setor das comunicações eletrônicas. De maneira mais restrita, costumamos chamar de público o sistema não comercial e, de alguma forma, independente do Estado. E aí temos inúmeras nuanças: de sistemas ditos públicos, mas que sofrem forte controle estatal, até outros em que essa relação é tênue”, explica Leal Filho. Idem, ibidem.

Com base no texto acima, julgue o item a seguir.

766. (CESPE – EBC – Técnico Administrativo - 2011) A expressão “um dos pioneiros na pesquisa sobre mídia pública no Brasil” (2º período) exerce, na oração, a função sintática de vocativo, pois se refere a uma pessoa citada anteriormente.

Comentários.

Questão sobre funções sintáticas.

No trecho “Para o professor Laurindo Leal Filho, da Universidade de São Paulo, um dos pioneiros na pesquisa sobre mídia pública no Brasil, esse não é um conceito fechado”, o segmento “um dos pioneiros na pesquisa sobre mídia pública no Brasil” tem função de aposto, pois qualifica o professor Laurindo Leal Filho.

O aposto é função que traduz qualificação. Vocativo é função sintática que contém expressão utilizada para se dirigir a alguém, num diálogo por exemplo.

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário