domingo, 10 de abril de 2011

ORIENTAÇÃO DA SEMANA 2

Diferenças existem, sim! Mas...

Estimule-se sempre a respeitar as diferenças entre as pessoas, porque diferenças existem, sem dúvida, mas evite comparações. Comparar pessoas e suas capacidades é forma de preconceito e discriminação. Cada um tem um estilo de vida, uma forma de ser, uma maneira de agir e, naturalmente, uma sistemática de estudo que pode diferir da nossa.

Frequentemente, ouvem-se pessoas falando sobre si e informando a outras que estudam dessa ou daquela forma, que acumulam horas de estudo, que colecionam provas e dominam questões... Ou seja: tudo para impressionar outras pessoas, passando a todos uma imagem falsa, um posicionamento que possa render a imagem de melhor que outros.

Recorro à lembrança da história em que dois homens, na selva, percebem que um leão está bem próximo deles e ficam assustados. Um deles começa a calçar os tênis. O outro pergunta-lhe: “Por que está colocando os tênis? Você sabe que o leão corre mais que você, por isso não conseguirá fugir dele”. O outro, já calçado com os tênis, responde: “Isso é verdade, mas preciso somente correr mais do que você!”.

Todo candidato deve confiar em si e respeitar seus limites e diferenças, mas é imprescindível respeitar os outros e suas limitações. Em um concurso, o maior concorrente de cada concursante é o próprio candidato. Entretanto observa-se que muitos desenvolvem pensamentos de minimização ou de maximização em relação a outros candidatos, o que constitui erro de pensamento. As nossas características são apenas diferentes das características dos nossos colegas de preparação, nunca menores, nem maiores, tampouco melhores ou piores.

Tendo boa perspectiva das suas próprias condições, o candidato terá grandes chances de ser bem-sucedido. Sem comparações com outros candidatos. Sem se menosprezar, muito menos colocar-se acima de ninguém.

Somos diferentes, sim, mas cada um com seu estilo e com seu potencial. Valorize seu potencial acima de tudo. Você é um vitorioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário