sábado, 30 de abril de 2011

ORIENTAÇÃO DA SEMANA 5


Não existe o fracasso: o que pensamos ser fracasso é parte integrante da vitória. Essa, sim, existe!

É extremamente comum nos sentirmos derrotados depois de grande empenho em busca de resultado que se frustrou. Não só comum, mas natural que assim se sinta quem não logrou obter êxito em algo para o qual se preparou.

O importante, porém, é construir o raciocínio inverso: a vitória só se efetivará depois de várias – por vezes inúmeras – etapas; tais etapas, por decorrência de todo esforço em busca de algo, aparecem em forma de resultados parciais, ou seja, de objetivos não atingidos plenamente.

Assim também é a caminhada nos concursos públicos: o objetivo máximo – e maior – pretendido pelo candidato é permeado de pequenos objetivos, às vezes representados por concursos considerados pelo candidato como menores ou de importância inferior. E em alguns deles, por via de consequência, o candidato há de se defrontar com propósitos não alcançados. Esses, entretanto, não são fracassos, mas partes integrantes de uma caminhada maior.

O somatório das experiências, portanto, deve sempre ser considerado como um conjunto de etapas componentes de um trajeto maior e direcionado aos nossos maiores sonhos e pretensões. Dessa forma, quando traçamos nosso objetivo principal, passamos por diferentes experimentações, representadas por outros concursos, nos quais nem sempre logramos aprovação. A bagagem cultural e emocional só tem a crescer.

Tudo na vida é assim: do nascimento à idade adulta, em cada dia vivido há uma experiência nova, um conhecimento que se acresce aos que já se adquiriram; quando nos matriculamos num curso de aprendizagem, cada nova aula é somada aos conhecimentos obtidos na anterior, e assim sucessivamente; nas relações pessoais, as amizades se formam a partir da convivência no dia a dia, da troca de experiências, das coincidências de gostos e preferências, e assim se constituem os grandes amigos. Na preparação para concursos, cada dia, cada aula, cada artigo de lei, cada regra de gramática, cada teste, cada prova a que nos submetemos são etapas de uma grande preparação: a vida.

Não tenho dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário