terça-feira, 26 de abril de 2011

ERRE A QUESTÃO, MAS NUNCA ERRE A FORMA DE ESTUDAR.


Muitos alunos que se preparam para enfrentar provas em concursos públicos costumam estudar como se ainda estivesse no colégio. Na escola, é comum ainda vermos alunos fazendo resumos de aula, passando a "matéria a limpo", elaborando incontáveis fichas de leitura, enfeitando cadernos, criando esquemas intermináveis - e quase sempre incompreensíveis - e lendo, lendo, lendo tudo o que copiaram do quadro-negro e tudo o que foi possível captar da fala do professor.

Enganam-se os que continuam fazendo tudo isso ou praticando algumas dessas atividades próprias de quem não vai ter de se submeter a provas colegiais, previsíveis e repetitivas. Em concurso público é diferente. A concorrência é grande,o conteúdo programático é longo e as questões, difíceis.

Para o enfrentamento de questões elaboradas por bancas que organizam concursos públicos, a única saída é estudar por questões, assim como, no futebol e no atletismo, a preparação para os jogos e provas é feita com treino, jogando e exercitando, respectivamente. No concurso, a mais eficaz preparação está, inicialmente, em conhecer a banca; acredita-se que pouco mais da metade dos candidatos em cada concurso não se submeteu a estudar por questões daquela banca, o que garantirá a eles um rotundo fracasso. E a banca só se conhece quando se conhecem as questões: busque todas as questões que puder da banca que realizará o seu concurso e estude por elas.

Se você tiver duas horas livres por dia, reserve uma hora e meia para enfrentar apenas questões; na última meia hora, procure rever as questões que errou. Isso deve ser feito sempre. Os candidatos que possuem mais de duas horas livres no dia devem dobrar ou triplicar sua atividade com questões.

Mas vem a dúvida: como enfrentar questões sobre conteúdo não dominado? Simples: faça a questão e, depois, no tempo final, consulte a teoria para saber. Mas estude somente por questões. Caso contrário, você terá o resto da vida para se dedicar a concursos...

Portanto ou você abre uma janela, ou desmancha a sacada...

Bom estudo! Boas questões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário