terça-feira, 16 de dezembro de 2014

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE CANOAS –RS – PROVA ELABORADA PELA FUNDAÇÃO LA SALLE – CERTAME REALIZADO NO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2014

Questão 01 – Ortografia e concordância verbal A lacuna da linha 05 deve ser preenchida pela palavra “entusiastas” (com “s”). As lacunas das linhas 09 e 21 devem ser, respectivamente, preenchidas pelas formas verbais “têm” e “mantêm”. Nos dois casos, os referentes sujeitos são, respectivamente, “instituições” e “99%”, portanto ambos no plural, o que determina o acento circunflexo nas formas verbais. RESPOSTA: B. _____________________________________________________________________________ Questão 02 – Crase Na frase da assertiva I, a crase é obrigatória, porque a forma verbal “tem se dedicado” exige preposição “a” e “pesquisa” é palavra feminina, exigindo artigo “a”. Quanto à construção da assertiva II, a crase também é obrigatória, porque a forma verbal “deve-se” exige preposição “a” e a palavra “capacidade” é feminina, exigindo artigo “a”. Relativamente à assertiva III, a construção apresenta sinal de crase no “a” antes de pronome possessivo feminino singular “sua”. Antes de pronomes possessivos femininos no singular, a presença de artigo é facultativa. A construção pode ser escrita sem o sinal, apenas com a presença de preposição (exigida pela forma verbal “adaptar”). RESPOSTA: C. _____________________________________________________________________________ Questão 03 – Interpretação de texto A assertiva I encontra resposta no texto, no trecho das linhas 11 e 12. A partir da linha 18, pode-se observar a espécie de mudança de comportamento entre os jovens, portanto está correta a assertiva II. No texto, na linha 22, estão identificados os responsáveis pela pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Correta, portanto a assertiva III. RESPOSTA: E. _____________________________________________________________________________ Questão 04 – Interpretação de texto De acordo com o texto, especialmente no trecho compreendido entre as linhas 13 e 17, o pesquisador Paulo Gileno Cysneiros, da Universidade Federal de Pernambuco, revela que ter uma visão crítica, ao utilizar a tecnologia, torna-se algo positivo. Verdadeira a primeira afirmação. Verdadeira a segunda afirmação, porque, segundo o texto, especialmente no trecho da linha 19, 200 jovens de São Paulo foram a base da pesquisa da FIA/USP. Segundo o trecho compreendido entre as linhas 22 e 23, 96% dos entrevistados afirmaram que consideram que o objetivo do trabalho é a realização pessoal. Significa, obviamente, que 4% dos entrevistados não consideram que o objetivo do trabalho seja a realização pessoal. Verdadeira a afirmação. RESPOSTA: C. _____________________________________________________________________________ Questão 05 – Interpretação de texto Os trechos compreendidos entre as linhas 7 e 8 e, principalmente, entre as linhas 25 e 27 do texto garantem a interpretação de brincadeiras façam parte da prática docente de novos professores. Correta a assertiva I. A afirmação contida na assertiva II encontra respaldo no texto, especialmente entre as linhas 28 a 31. Correta a assertiva II. A assertiva III não encontra identidade no texto. Errada a assertiva III. RESPOSTA: D. _____________________________________________________________________________ Questão 06 – Concordância Ao pluralizar “visão”, destacado na transcrição “Para Paulo Gileno Cysneiros, a visão crítica do uso desses recursos na educação é positiva”, deverão ocorrer outras alterações: “Para Paulo Gileno Cysneiros, as(1) visões críticas(2) do uso desses recursos na educação são(3) positivas(4)” Serão necessária, portanto, quatro outras alterações. RESPOSTA: B. _____________________________________________________________________________ Questão 07 – Funções sintáticas No trecho “... eles promovem uma revolução silenciosa” (l. 07), o trecho destacado complementa o sentido do verbo “promover”, na forma “promovem”. Portanto tem a função sintática de objeto direto. RESPOSTA: D. ___________________________________________________________________________ Questão 08 – Pontuação No período “Em outras vezes, elas provocam medo” (l. 29-30), a vírgula foi empregada para isolar o adjunto adverbial deslocado “Em outras vezes”. RESPOSTA: B. _____________________________________________________________________________ Questão 09 – Acentuação gráfica A forma verbal “usá-la” é acentuada por ser palavra oxítona terminada em “a”. A preposição “até” é acentuada por ser palavra oxítona terminada em “e”. RESPOSTA: C. _____________________________________________________________________________ Questão 10 – Pontuação Correta a alternativa “A”, porque o segmento “os nascidos na década de 1980 até meados dos anos 1990” é aposto de “A ‘chamada geração Y’”, devendo vir, como realmente veio, isolado por vírgulas. Errada a assertiva “B”, porque a primeira vírgula separa o sujeito (“a atitude”) do seu verbo; a segunda vírgula também está errada porque isola o adjunto adverbial em ordem direta. Errada a alternativa “C”, porque a vírgula está separando o sujeito (“Boas doses de idealismo e paixão”) de seu verbo (“envolvem”), ou do seu predicado inteiro (“envolvem o magistério”). Errada a alternativa “D”, porque o isolamento do segmento “para Paulo” deve ser feito com duas vírgulas, ou com dois travessões (ou até por parênteses). Mas não pode ser feito com vírgula e travessão. Errada a construção da alternativa “E”, porque a oração subordinada “ao chegar ao mercado de trabalho” deve ser isolada por duas vírgulas, não separada por uma vírgula só. RESPOSTA: A. _____________________________________________________________________________ Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução parcial ou total deste texto sem a anuência prévia e expressa de Prof. Menegotto® e/ou CPC Concursos. menegotto@cpcrs.com.br www.cpcr

Nenhum comentário:

Postar um comentário