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sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE NÍVEL MÉDIO PARA AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR – PORTO ALEGRE – DO CONCURSO DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE – FEPS – PROVA REALIZADA NO DIA 7 DE DEZEMBRO DE 2014 – BANCA DA FUNDATEC
Questão 01 – Interpretação de texto
Não há, no texto, informações de que “participar dos cursos on-line – oferecidos pela Universidade de Stanford – é tão proveitoso para o aluno quanto frequentar as aulas presenciais, uma vez que o conteúdo ministrado e os professores são os mesmos”. O fim do texto, entre as linhas 32 e 34, revela que “O real valor da universidade não está só no conteúdo. As pessoas vão a Stanford por causa das aulas, dos professores e das interações com as pessoas”. Errada a assertiva I.
Entre as linhas 27 e 29, lê-se que “Com a tecnologia a nosso dispor, sinto que é uma obrigação ética disponibilizar a educação para todos”. Portanto, para o autor, é relevante às universidades a oferta de cursos on-line. Errada a assertiva II.
Correta a assertiva III, pois, de toda a leitura do texto, especialmente da posição do autor, a tecnologia pode contribuir para a melhoria dos cursos universitários.
RESPOSTA: C.
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Questão 02 – Acentuação gráfica
A forma verbal “está” (l. 01) leva acento por ser oxítona terminada em “a” com mais de uma sílaba. Se perder o acento, deverá ser pronunciada “esta” (sílaba tônica sublinhada), que é forma de pronome demonstrativo. Correta a assertiva I.
Quanto à assertiva II, a preposição “até” (l. 03) leva acento por ser oxítona terminada em “a” com mais de uma sílaba. Se fosse suprimido o seu acento gráfico, resultaria na forma verbal “ate” (sílaba tônica sublinhada), do verbo “atar”, conjugada no presente do indicativo, na primeira ou terceira pessoa do singular: que eu ate, que tu ates, que ele(a) ate... A banca indicou como errada essa assertiva, o que enseja recurso contra gabarito.
A supressão do acento gráfico no vocábulo “democrática” (l. 02) não acarretaria na formação de nova palavra, pois não existe, em Língua Portuguesa, a forma verbal “democratica” (sílaba tônica sublinhada).
QUESTÃO RECORRÍVEL
A Banca da Fundatec não reconheceu que a supressão do acento gráfico no vocábulo “até” (l. 03) resulte em palavra existente em Língua Portuguesa. Como se viu na argumentação, a supressão do acento gráfico em “até” resultaria na forma verbal “ate” (sílaba tônica sublinhada), do verbo “atar”, conjugada no presente do indicativo, na primeira ou terceira pessoa do singular: que eu ate, que tu ates, que ele(a) ate... A banca indicou como errada essa assertiva, o que enseja recurso contra gabarito, devendo-se alterar a resposta “A” para “C”.
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Questão 03 – Regência verbal e concordância verbal
No trecho “... assistir a uma série de palestras...” (l. 10), o verbo “assistir” (destacado na transcrição) é transitivo indireto, porque está sendo empregado no sentido de “ver”. Sua substituição por “ver”, porém, acarretaria a supressão da preposição “a”, porque “ver” é transitivo direto. Observe-se o segmento já com a transcrição: “... ver uma série de palestras...”. Errada a assertiva I.
Quanto à assertiva II, o verbo “ter”, na forma “tivesse”, destacado na transcrição do segmento “... desenvolver uma tecnologia que não tivesse só vídeo...” (l. 18-19), está conjugado na terceira pessoa do pretérito imperfeito do subjuntivo e sua forma é idêntica à conjugada em primeira pessoa: se eu tivesse, se tu tivesses, se ele(a) tivesse... Correta a assertiva II.
No segmento “... apesar de não haver aulas em português...” (l. 23-24), o verbo “haver” (destacado na transcrição) está empregado como impessoal. Sua substituição por “existir” acarretaria a flexão desse verbo para a terceira pessoa do plural, já que o sujeito passaria a ser “aulas”: “... apesar de não existirem aulas em português...”. Errada a assertiva III.
RESPOSTA: B.
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Questão 04 – Conjunções
A conjunção “porém” (l. 10) é coordenativa adversativa, revelando ideia de oposição. É sinônima de “mas”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”, “no entanto” e “não obstante”. Verdadeira a primeira afirmação.
A locução conjuntiva “mas também”, destacada na transcrição do trecho “não tivesse só vídeo, mas também lição de casa...” (. 19), revela ideia de adição. Observe-se: “... tivesse vídeo e lição de casa...”. Verdadeira a segunda afirmação.
A expressão “apesar de” (l. 23) indica efetivamente concessão, equivalendo a “embora”, “ainda que” e “mesmo que”. A locução conjuntiva “uma vez que” é subordinativa adverbial causal, portanto não se equivale a “apesar de”. Falsa a terceira afirmação.
RESPOSTA: C.
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Questão 05 – Crase
No trecho “... conteúdo dado aos alunos...” (l. 09), se “alunos” (destacado na transcrição) fosse substituído por “alunas” (forma feminina plural), deveria ser indicado sinal de crase: “... conteúdo dado às alunas...”. Correta a assertiva I.
Se o vocábulo “professor”, destacado na transcrição do trecho “A ideia nasceu quando o professor de ciência da computação de Stanford...” (l. 16-17), fosse substituído por “professora”, sua forma no feminino singular, não seriam criadas as condições para a crase, pois antes de “professor” só há artigo. Incorreta a assertiva II.
Na linha 10, no trecho “... frequentam o campus...”, se o vocábulo “campus” (destacado na transcrição) fosse substituído por “universidade”, não seriam criadas as condições para a crase, porque o verbo “frequentar” é transitivo direto: “frequentam a universidade”. O “a”, antes de “universidade”, é somente artigo. Incorreta a assertiva III.
RESPOSTA: D.
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Questão 06 – Pontuação
No trecho “... é preciso passar por um rigoroso processo de admissão – e ter bastante dinheiro” (l. 05-06), o travessão não pode ser substituído por dois-pontos, porque não se trata de citação, nem conclusão, muito menos enumeração ou aposto. O travessão, no caso, tem o objetivo de destacar um elemento informativo. Errada a assertiva I.
Na construção “Mas isso não impede que ela disponibilize também alguns de seus cursos on-line. E de graça.” (l. 07-08), o conetivo “E” (destacado na transcrição) poderia ser minúsculo, caso se suprimisse o ponto final antes dele, mas sem vírgula, porque o “E” não está ligando orações (observe-se que o “E” introduz uma complementação, sem verbo). Deveria ficar, segundo a sugestão da proposta, com a seguinte redação: “Mas isso não impede que ela disponibilize também alguns de seus cursos on-line e de graça.” Errada a assertiva II.
No segmento “Em apenas um ano, o Coursera conquistou...” (l. 21), a vírgula separa adjunto adverbial deslocado. Correta a assertiva III.
RESPOSTA: C.
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Questão 07 – Classes gramaticais
O vocábulo “Quem”, destacado no trecho “Quem se inscreveu em...” (l. 11), é pronome relativo. Errada a assertiva I.
No trecho “... o Brasil ocupa a quinta posição nesse ranking...” (l. 23), o vocábulo “quinta” (destacado na transcrição) é numeral ordinal. Errada a assertiva II.
Em “Nada, aliás, substitui a vida na universidade...” (l. 32), o vocábulo “aliás” (destacado na transcrição) pertence à família dos advérbios. Correta a assertiva III.
O “a”, destacado na construção “... me dediquei a desenvolver...” (l. 18), pertence à família das preposições, porque está empregado antes de verbo e atende à regência de “dedicar”. Correta a assertiva IV.
RESPOSTA D.
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Questão 08 – Pronomes
Os dois períodos do trecho “Para ter acesso a esse ambiente privilegiado, é preciso passar por um rigoroso processo de admissão – e ter bastante dinheiro. Custa cerca de R$80 mil por ano.” (l.05-06) são retomados, na linha seguinte, pelo pronome “isso”, destacado na transcrição do segmento “Mas isso não impede que ela disponibilize também alguns de seus cursos on-line”. Correta a assertiva I.
O pronome “ela”, destacado no segmento “Mas isso não impede que ela disponibilize também alguns de seus cursos on-line”, retoma Universidade de Stanford. Errada a assertiva II.
No trecho “Esse é apenas um exemplo dos 336 cursos oferecidos por 62 universidades...” (l. 14), o pronome “Esse” (destacado na transcrição) retoma o segmento “Quem se inscreveu em ‘Desenvolvimento Democrático’, por exemplo, tem de entregar trabalhos semanais...”. Portanto o pronome “Esse” retoma apenas o período anterior, não o segundo parágrafo no todo. Errada a Assertiva III.
RESPOSTA: A.
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Questão 09 – Concordância
No trecho “Quem se inscreveu em ‘Desenvolvimento Democrático’, por exemplo, tem de entregar trabalhos semanais e fazer uma prova final para passar”, a substituição de “Quem” (destacado na transcrição) por “as pessoas que” geraria as seguintes alterações: “As pessoas que se inscreveram(1) em ‘Desenvolvimento Democrático’, por exemplo, têm(2) de entregar trabalhos semanais e fazer uma prova final para passar”. Portanto são duas alterações.
RESPOSTA: B.
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Questão 10 – Fonética
Em relação à forma verbal “acontecendo”, observem-se as seguintes afirmações:
- é palavra paroxítona (“a-con-te-CEN-do”) – Verdadeira a primeira afirmação.
- possui 11 letras e dois dígrafos (/õ/ e /ẽ/) o que perfaz apenas 9 fonemas, portanto não possui o mesmo número de letras e fonemas: observe-se a transcrição fonética: /acõtecẽdo/ – Falsa a segunda afirmação.
- os dois dígrafos são nasais, não consonantais – Falsa a terceira afirmação.
- considerando-se que ON (=/õ/) e EN (=/ẽ/) sejam dígrafos, não há encontros consonantais na forma verbal “acontecendo”; se são dígrafos nasais, não se pode identificar que N antes de T (acoNTecendo) e N antes de D (aconteceNDo) sejam encontros consonantais. Observe-se, novamente, a transcrição fonética: /acõtecẽdo/, o que evidencia inexistência de encontro consonantal – Falsa a quarta afirmação.
- considerando-se que a forma verbal acontecendo apresente 5 sílabas, pode-se designá-la como polissílaba – Verdadeira a quinta afirmação.
QUESTÃO RECORRÍVEL
A Banca da Fundatec indicou como gabarito a alternativa “E”, em que considera como verdadeira a afirmação de que existem dois encontros consonantais. A própria transcrição fonética da forma verbal “acontecendo”, que é /acõtecẽdo/, demonstra a inexistência de encontros consonantais, porque, sendo ON e EN dígrafos nasais, desaparece a letra N nas duas ocorrências - ON (=/õ/) e EN (=/ẽ/). Portanto não há encontros consonantais. O gabarito deve ser trocado da opção “E” paa a opção “B”.
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Questão 11 – Interpretação de texto
Errada a assertiva I, porque o texto inicia com a notícia de que “Um novo estudo da Universidade de Darthmouth College, nos Estados unidos, publicado na última semana no jornal Inglês Daily Mail, sugere que jogos violentos no computador podem aumentar a chance de um jovem ter comportamentos de risco, como beber, fumar e fazer sexo sem proteção” (l. 01-04).
O trecho entre as linhas 17 e 21 faz referência a “jogar menos de uma hora por dia”, o que não condiz com a afirmativa contida em II. Errada a assertiva II.
Pela argumentação expendida em relação à assertiva II, está correta a afirmação III.
RESPOSTA: D.
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Questão 12 – Crase
A lacuna da linha 03 deve receber apenas o artigo “a”, porque o verbo “aumentar” está sendo empregado como transitivo direto (quem aumenta aumenta alguma coisa). Portanto “... aumentar a chance...”.
No caso da primeira lacuna da linha 08, só há artigo: “Quanto maior foi a frequência...”.
De igual forma, na lacuna da linha 12 deve aparecer apenas o artigo “a”, porque a palavra anterior, que é conjunção subordinativa adverbial conformativa, não exige preposição. A redação será “... segundo a pesquisa...”.
Também na lacuna da linha 30, deve aparecer apenas o artigo “a”, em razão de não haver termo regendo preposição: “... mostrou que a primeira palavra...”.
RESPOSTA: D.
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Questão 13 – Concordância
A substituição de “pesquisa” (l. 18) por “pesquisas”, no trecho “A pesquisa inglesa, diferentemente da americana, afirma que o eventual impacto que o uso excessivo desses jogos pode ter para os jovens é pequeno quando comparado...” (l. 18-20) gerará as seguintes alterações: “As(1) pesquisas inglesas(2), diferentemente da americana, afirmam(3) que o eventual impacto que o uso excessivo desses jogos pode ter para os jovens é pequeno quando comparado...”. Portanto serão três as alterações.
RESPOSTA: C.
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Questão 14 – Ortografia
A palavra “frequência” é grafada com “c”, como “ausência”, “silêncio”, “comércio”. Errada a assertiva I.
O substantivo “excesso”, que se origina de “exceder” é grafado com “x” e “ss”. No final, o “ss” se deve à forma “ced”, que se transforma em “cess”: proCEDer, proCESSo; “conCEDer, conCESSão... Correta a assertiva II.
O substantivo “expressão” é escrito com “x” e “ss”. Errada a assertiva III.
RESPOSTA: B.
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Questão 15 – Semântica
Os advérbios “propositalmente” (l. 12) e “deliberadamente” são sinônimos. Correta a assertiva I.
No contexto em que se encontra a forma verbal “contradizem” (l. 15), pode ser substituída, sem causar alteração de sentido, por “desmentem. Correta a assertiva II.
“Excessivo” (l. 19) está sendo empregado como fora das medidas, “desmesurado”. Correta a assertiva III.
RESPOSTA: E.
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Questão 16 – Acentuação gráfica
Os vocábulos “ÚL-ti-ma”, “ca-rac-te-RÍS-ti-cas” e “e-co-NÔ-mi-cos” são todos proparoxítonos e, consequentemente, acentuados pela mesma regra. Correta a assertiva I.
No segmento “... muitos jovens incorporam características dos personagens desses jogos. Por isso, têm mais dificuldade ...” (l. 10-11), a forma verbal “têm” (destacada na transcrição) aparece com acento porque seu referente sujeito é “muitos jovens” (destacado na transcrição), na terceira pessoa do plural. Certa a assertiva II.
Se as palavras “até”, “médico” e “bebês” perderem o acento gráfico, surgirão as formas “ate” (do verbo “atar”: que eu ate, que tu ates, que ele(a) ate...), “medico” (do verbo “medicar”: eu medico...) e “bebes” (do verbo “beber”: eu bebo, tu bebes...). Certa a assertiva III.
RESPOSTA: E.
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Questão 17 – Pronomes
No trecho “Segundo o estudo, muitos jovens incorporam características dos personagens desses jogos. Por isso, têm mais dificuldade em lidar com os limites da vida real” (l. 10-11), o pronome “isso” (destacado na transcrição) retoma o período anterior. Correta a assertiva I.
O pronome “Ela” (l. 17) retoma “pesquisa” (l. 16), não Universidade de Oxford. Errada a assertiva II.
O segmento “Todos esses estudos” (l. 26) faz referência a todas as pesquisas de que o texto trata, não somente as elencadas no quarto parágrafo do texto. Errada a assertiva III.
RESPOSTA: D.
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Questão 18 – Classes gramaticais
Na construção “Os jovens tinham entre 13 e 14 anos quando começaram a ser acompanhados”, os termos sublinhados são, respectivamente, “preposição – conjunção – preposição – verbo”.
O gabarito – opção “A” – indica preposição – advérbio – preposição – verbo.
Obviamente, as palavras “entre” e “a”, destacadas no contexto, pertencem à classe das preposições; a palavra “acompanhados” é forma verbal, servindo como predicativo de “ser”. Mas o vocábulo “quando” não é advérbio: é conjunção subordinativa adverbial temporal, iniciando a oração subordinada adverbial temporal “quando começaram a ser acompanhados”.
QUESTÃO RECORRÍVEL
A Banca da Fundatec indicou como gabarito a alternativa “A”, em que considera como verdadeira a afirmação de que as classes gramaticais das palavras destacadas são “preposição – advérbio – preposição – verbo”. Sabe-se que o vocábulo “quando”, na construção “quando começaram a ser acompanhados”, funciona como conjunção subordinativa adverbial temporal, não como advérbio. A palavra “quando” funcionaria como advérbio se não integrasse uma oração subordinada. Portanto a questão deve ser anulada, pois não há alternativa que contenha, na ordem, a resposta “preposição – conjunção – preposição – verbo”.
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Questão 19 – Reestrutura de frases (Semântica)
Está correta a assertiva I, porque, no contexto em que se encontra, a forma verbal “comprovam” pode ser substituída, mantendo o sentido original da mensagem, por “certificam”.
O segmento “Todos esses estudos” faz referência, no trecho em que se encontra, às pesquisas elencadas no texto. Sua substituição por “Pesquisas anteriores” alterará o sentido, porque se referirá a pesquisas realizadas anteriormente aos estudos de que trata do texto, não mantendo o significado original da mensagem. Errada a assertiva II.
A forma verbal “influenciar” é equivalente, semanticamente, à forma “influir”, mantendo-se, no caso de substituição da primeira pela segunda, o sentido original da ideia. Correta a assertiva III.
RESPOSTA: D.
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Questão 20 – Fonética
A palavra “satisfação” possui 10 letras e 10 fonemas: /satisfação/.
Em “Computador”, há 10 letras e 1 dígrafo (on = /õ/), portanto são 9 os seus fonemas: /cõputador/.
A contração da prepsoção “de” com o pronome demonstrativo “esses”, resultando em “Desses”, possui 6 letras e 1 dígrafo (SS), portanto apresenta 5 fonemas.
Em “Comportamentos”, há 14 letras e 2 dígrafos (om = /õ/ e en = /ẽ/), portanto apresenta 12 fonemas: /cõportamẽtos/.
Na forma verbal “Tinham”, há 6 letras e 1 fonema (nh), logo são 5 fonemas: /tiñão/.
RESPOSTA: A.
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