quarta-feira, 11 de setembro de 2013

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MTE/AFT

Comentários e respostas às questões da prova de Língua Portuguesa do concurso do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho (Nível Superior) – pelo CESPE-UnB – Concurso ocorrido no dia 08 de setembro de 2013 QUESTÃO 1 – Interpretação de texto. No trecho “As empresas, por sua vez, devem primar pelo respeito ao princípio constitucional do valor social do trabalho e da livre iniciativa, para que se implementem a cidadania plena e a dignidade do trabalhador com ou sem deficiência (previstas nos artigos 1º e 170 da Constituição Federal). Nesse diapasão, a contratação de pessoas com deficiência deve ser vista como qualquer outra” (linhas 36-44), fica clara a ideia de que a contratação de pessoas com deficiência por empresas privadas vai ao encontro do princípio constitucional do valor do trabalho e da livre iniciativa, portanto “favoravelmente”, e não “de encontro a”, que significa “contra”. ERRADA A AFIRMAÇÃO. ____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 2 – Interpretação de texto. Nos dois primeiros parágrafos, entre as linha 1 e 22, pode-se observar que houve ganhos com relação à concepção de cidadania tanto na Revolução Francesa quanto no pós-Segunda Guerra Mundial, mas, segundo o texto, somente no período após a Segunda Guerra a afirmação de cidadania se completou, pois se percebeu a necessidade de se valorizar a vontade da maioria, respeitando-se as minorias em suas peculiaridades e necessidades. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 3 – Interpretação de texto. Não há, no texto, informação de que a Segunda Guerra Mundial tivesse como razão a necessidade de busca de direitos sociais que compensassem as desigualdades econômicas. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 4 – Interpretação de texto. Segundo o texto, entre as linhas 24 e 29, não são as ações governamentais de assistencialismo às pessoas com deficiência que constituem salvaguarda eficaz no processo de inclusão desses indivíduos, mas, sim, a substituição de tais ações assistencialistas por programas de efetiva inclusão, que têm como objetivo formar cidadãos sujeitos do próprio destino, e não meros beneficiários de políticas de assistência social (linhas 24-29). ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 5 – Interpretação de texto. Na passagem “O direito de ir e vir, de trabalhar e de estudar é a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão e, para que se concretize em face das pessoas com deficiência, há que se exigir do Estado a construção de uma sociedade livre, justa e solidária (como prevê o artigo 3º da Constituição Federal), por meio da implantação de políticas públicas compensatórias e eficazes” (linhas 29-35), vê-se que não se trata da posição do autor, mas dos preceitos constitucionais. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 6 – Pontuação. No trecho “No que toca às pessoas com deficiência, é possível afirmar que o viés assistencialista e caridosamente excludente que orientava as ações governamentais tem sido substituído por programas de efetiva inclusão social...” (linhas 24-27), o isolamento por vírgulas da oração “que orientava as ações governamentais” manteria a correção gramatical, mas alteraria o sentido do período, porque a oração em exame é subordinada adjetiva restritiva e, entre vírgulas, se transformaria em subordinada adjetiva explicativa. Observe-se o trecho com o isolamento por vírgulas: “No que toca às pessoas com deficiência, é possível afirmar que o viés assistencialista e caridosamente excludente, que orientava as ações governamentais, tem sido substituído por programas de efetiva inclusão social...”. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 7 – Conjunções subordinativas. Quanto ao trecho “Embora as conquistas obtidas a partir da Revolução Francesa tenham possibilitado a consolidação da concepção de cidadania, elas não foram suficientes para que essa condição se verificasse na prática” (linhas 1-4), trata-se de um período composto por subordinação, sendo a primeira oração (“Embora as conquistas obtidas a partir da Revolução Francesa tenham possibilitado a consolidação da concepção de cidadania”) subordinada adverbial concessiva, iniciada pelo nexo “Embora”, e a segunda (“elas não foram suficientes para que essa condição se verificasse na prática”), a principal. O nexo “Embora” é sinônimo de “Ainda que”, “Mesmo que”, “Em que Pese”, “Posto que” e “Conquanto”. Portanto o nexo “Embora” poderia ser substituído por “Conquanto”, sem prejuízo do sentido da mensagem e da correção gramatical do texto. Observe-se o trecho já com a substituição: “Conquanto as conquistas obtidas a partir da Revolução Francesa tenham possibilitado a consolidação da concepção de cidadania, elas não foram suficientes para que essa condição se verificasse na prática”. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 8 – Referenciação (emprego de pronomes). Na sequência “Em vista disso, já no século XIX, buscaram-se os direitos sociais com ações estatais que compensassem tais desigualdades...” (linhas 6-8), o segmento “tais desigualdades” não possui referente explícito (que deveria aparecer no plural), mas retoma a sequência “... da inexorável exclusão econômica da maioria da população”, presente no trecho “A mera declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações esboroava diante da inexorável exclusão econômica da maioria da população” (linhas 4-6). Trata-se, portanto, de referência interpretativa. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 9 – Conjunções e interpretação de texto. No trecho “Em outras palavras, verificou-se claramente que a maioria pode ser opressiva, a ponto de conduzir legitimamente ao poder o nazismo ou o fascismo” (linhas 16-19), o emprego da conjunção “ou” não evidencia relação de sinônimos entre “nazismo” e “fascismo”. Do contrário, a conjunção “ou” não está sendo utilizada como indicativo de proximidade semântica entre “nazismo” e “fascismo”, mas com valor de adição, salvaguardando, obviamente, as diferenças entre os regimes políticos referidos. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 10 – Equivalência de estruturas (concordância verbal e alteração de ordem). No trecho “Desses trabalhadores, espera-se profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos ínsitos a qualquer empregado” (linhas 45-46), a construção verbal “espera-se”, que aparece na voz passiva sintética, está no singular porque concordou com o primeiro núcleo do sujeito, que é “profissionalismo”. No caso de verbo anteposto a sujeito composto, poderá o redator optar pela concordância com o núcleo mais próximo ou com todos. Nesse caso, poderia ser reescrita da seguinte forma: “Desses trabalhadores, esperam-se profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos ínsitos a qualquer empregado”, em que o verbo concordou com os três núcleos do sujeito composto. Com relação ao deslocamento da sequência “Desses trabalhadores” para logo depois do verbo, também está correta gramaticalmente e não oferece alteração de sentido. Assim, a redação “Esperam-se desses trabalhadores profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos ínsitos a qualquer empregado” está correta. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 11 – Equivalência de estruturas (concordância verbal e alteração de ordem). No trecho “A mera declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações esboroava diante da inexorável exclusão econômica da maioria da população” (linhas 4-6), o sujeito de “esboroava” é “A mera declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações”, cujo núcleo é “declaração”, razão por que o verbo está no singular. A sugestão de reescritura do trecho em exame para “A simples declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações ruíam frente à fatal exclusão econômica da maior parte da população” apresenta erro de concordância verbal, porque o verbo “ruir”, na forma “ruíam”, aparece na 3ª pessoa do plural, enquanto o núcleo do sujeito continua sendo “declaração”, no singular, portanto deve ser “ruía”, na 3ª pessoa do singular. No restante, a reescritura do trecho mantém correção gramatical e fidelidade ao sentido original. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 12 – Equivalência de estruturas (conjunções, pontuação e colocação pronominal). O trecho “No entanto, foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que a afirmação da cidadania se completou...” (linhas 12-13) não pode ser reescrito para “Mas, apenas depois da Segunda Guerra Mundial é que a cidadania solidificou-se”, porque tal reconstrução apresenta dois erros, a saber: 1. Não pode ser registrada vírgula sozinha depois da conjunção “Mas”, a menos que houvesse vírgula depois de “Mundial”, fechando o adjunto adverbial deslocado “apenas depois da Segunda Guerra Mundial”; 2. a sequência “é que” atrai para si o pronome oblíquo átono “se”, exigindo próclise, não ênclise como a sugestão da questão. Corrigida, a reconstrução poderia ser reescrita de duas formas: (a) “Mas apenas depois da Segunda Guerra Mundial é que a cidadania se solidificou” ou (b) “Mas, apenas depois da Segunda Guerra Mundial, é que a cidadania se solidificou”. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 13 – Equivalência de estruturas (concordância verbal e alteração de ordem). O trecho “O direito de ir e vir, de trabalhar e de estudar é a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão” (linhas 29-31) pode ser reescrito da forma “O direito de ir e vir, o de trabalhar e o de estudar são a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão”, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original da mensagem. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 14 – Interpretação de texto. O texto aponta várias causas da redução de salários das mulheres, como a amplitude do processo de reestruturação produtiva (linha 11), a expansão da economia de serviços (linha 17), a maior flexibilização do mercado de trabalho, a precarização das relações de trabalho, que gera formas de contrato sem carteira assinada, a diminuição dos níveis salariais, além do aumento das formas de trabalho em domicílio e por conta própria (linhas 25-31), mas não aborda o fato de as mulheres serem menos ambiciosas do que os homens. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 15 – Interpretação de texto. No 1º parágrafo do texto, observa-se que, desde meados dos anos 80 do século XX, a taxa anual de emprego das mulheres mostra-se mais elevada que a masculina (linhas 1-7). No 2º parágrafo, vê-se que houve amplitude do processo de reestruturação produtiva iniciada na década de noventa do século passado (linhas 8-15). Está, portanto, errada a afirmação de que o setor de serviços e a presença de mulheres nesse segmento têm-se expandido desde a década de noventa do século passado. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 16 – Interpretação de texto. De acordo com o texto, a reestruturação produtiva iniciada na década se noventa do século passado, a expansão da economia de serviços, a maior flexibilização do mercado de trabalho e a precarização das relações de trabalho são alguns dos fatores que explicam o aumento do contingente feminino no mercado de trabalho. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 17 – Interpretação de texto. O trecho “Uma delas decorre da amplitude do processo de reestruturação produtiva iniciada na década de noventa do século passado, que afeta principalmente o emprego industrial, cuja redução massiva tem rebatimentos negativos e incide mais sobre os homens do que sobre as mulheres, pouco representadas no setor” (linhas 10-15) deixa claro que houve forte redução de empregos no setor industrial, atingindo principalmente os homens, em grande número, porque é pequeno o número de mulheres nesse setor. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 18 – Equivalência de estruturas (regência e crase). O trecho “Muitas razões podem explicar esse comportamento mais favorável às mulheres do que aos homens, no que se refere à expansão do nível de ocupação” (linhas8-10) não pode ser reescrito da forma “Muitos são os motivos que podem explicar esse comportamento mais favorável a mulher do que os homens, quanto à expansão do nível de ocupação”, por duas razões: 1. o adjetivo “favorável” exige preposição “a”, e o substantivo “mulher” é feminino, logo haverá sinal indicativo de crase; 2. De igual forma, deve haver preposição contraída com artigo antes de “homens”. Corrigida, a sugestão ficará com a seguinte redação: “Muitos são os motivos que podem explicar esse comportamento mais favorável à mulher do que aos homens, quanto à expansão do nível de ocupação”. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 19 – Concordância verbal. Na sequência “Uma delas decorre da amplitude do processo de reestruturação produtiva iniciada na década de noventa do século passado, que afeta principalmente o emprego industrial, cuja redução massiva tem rebatimentos negativos e incide mais sobre os homens do que sobre as mulheres, pouco representadas no setor” (linhas 10-15), os verbos “ter”, na forma “tem”, e “incidir”, na forma “incide”, (destacados no trecho reproduzido acima) têm como sujeito “redução massiva”, por isso estão conjugados no singular. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 20 – Equivalência de estruturas (concordância verbal). No 5º parágrafo, na sequência “... o emprego em atividades de tempo parcial atrairia prioritariamente as mulheres, pois permitiria compatibilizar trabalho doméstico e trabalho remunerado; como mão de obra secundária, as mulheres aceitariam trabalhos inferiores, o que atenderia mais imediatamente à demanda dos setores público e privado...” (linhas 35-40), o segmento “... o que atenderia...” retoma o conjunto das informações anteriores. Se o segmento “... o que atenderia...” fosse substituído por “que atendem”, a correção gramatical seria mantida, mas a coerência da mensagem não, porque passaria a retomar apenas “trabalhos inferiores” e não o conjunto das ideias anteriores. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 21 – Redação de correspondências oficiais. A afirmação de que a linguagem clara e inteligível deve pautar a comunicação oficial está correta, mas a de que o uso de jargão técnico colabora para a clareza da comunicação está errada. Jargão técnico só pode ser empregado em correspondências de técnico para técnico, sendo vedado seu emprego em geral na redação oficial. ERRADA A AFIRMAÇÃO. ____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 22 – Redação de correspondências oficiais. O ofício é espécie de redação oficial voltada tanto a órgãos da Administração Pública quanto ao público externo, tendo como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos públicos entre si e, também, expedido às entidades privadas. Já aviso é muitas vezes confundido com o ofício, porque são idênticos em sua forma. Na verdade, a única diferença é que o primeiro é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, entre servidores de igual hierarquia. O memorando, por sua vez, é de uso interno, embora seja elaborado em padrão ofício. De qualquer forma, o ofício e o aviso se diferenciam do memorando quanto à sua finalidade, mas não quanto à forma, pois todos seguem o padrão ofício. ERRADA AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 23 – Redação de correspondências oficiais. Como se pôde observar no comentário à questão 22, o ofício é espécie de redação oficial voltada tanto a órgãos da Administração Pública quanto ao público externo, tendo como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos públicos entre si e, também, enviado às entidades privadas. Já o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, entre servidores de igual hierarquia. Embora possuam igual padrão de formato (padrão ofício), diferenciam-se na finalidade. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 24 – Redação de correspondências oficiais. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 25 – Redação de correspondências oficiais. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a característica principal do memorando é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando. Portanto os despachos ao memorando não serão expedidos em outro memorando, mas no próprio. ERRADA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 26 – Redação de correspondências oficiais. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. CERTA A AFIRMAÇÃO. _____________________________________________________________________________________ Não há questão recorrível em Língua Portuguesa. Prof. Menegotto® Este material está disponível no saite do CPC, no blog professormenegotto.blogspot.com e na loja Copystar (Xerox do CPC). Proibida a reprodução parcial ou total sem a anuência do autor.

2 comentários:

  1. Dúvida:
    "O direito de ir e vir, de trabalhar e de estudar são a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão" o verbo no plural "são" poderia ser trocado pelo singular "é"? Por quê? - Obrigada.

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  2. Porque o núcleo do sujeito é DIREITO, que está no singular. Todas as expressões seguintes estão associadas ao DIREITO. Observe-se: O DIREITO de ir e vir, (O DIREITO) de trabalhar e estudar é...
    Reitero, mais uma vez, que perguntas devem ser enviadas para o meu endereço de e-mail (menegotto@cpcrs.com.br), não para o blog.
    Prof. Menegotto

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