sexta-feira, 29 de junho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 834


A PARTIR DE 26 DE JUNHO, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

834.(FAURGS-2004-Oficial Escrevente do TJRS) (...) No Parque da Redenção, que tem esse nome em alusão à Abolição e à antiga presença afro naqueles limites, os recantos paisagísticos se remetem _______ culturas europeias ou asiáticas. (...)
(...) ... do Solar dos Câmara foi preservada casualmente, por acomodar-se entre as fundações que dão sustentação ______ casa.
(...) Mas, proporcionalmente, a presença feminina é muitíssimo inferior ______ masculina na denominação dos logradouros públicos. (...)
(...) Quantos desembargadores, presidentes de tribunais ou procuradores-gerais emprestaram seus nomes _______ ruas da cidade?(...)

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas dos trechos acima.

(A) as – a – a – à.
(B) as – à – à – à.
(C) às – a – à – à.
(D) às – à – à – a.
(E) às – a – a – a.

Comentários.

Questão sobre crase.

A primeira lacuna deve ser preenchida com “às”, pois o verbo “remeter” exige preposição (quem remete remete algo a) e o substantivo “culturas” é feminino, logo “... remetem às culturas...”.

A segunda lacuna também deve ser preenchida com “à”, uma vez que a palavra “casa” está especificada como a casa do Solar dos Câmara. O verbo “dar” exige “a”. Logo “... dão sustentação à casa”.

Na terceira lacuna, o substantivo “inferior” exige a preposição “a”, e a palavra “presença” está subentendida. Portanto “... a presença feminina é muitíssimo inferior à (presença) masculina”.

Na quarta e última lacuna, o “a” está no singular, enquanto “ruas” está no plural. Não há crase no “a” singular antes de palavra no plural. Logo deve ficar “... emprestaram seus nomes a ruas ...”.

Resposta: D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário