quarta-feira, 27 de junho de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 832


A PARTIR DE 26 DE JUNHO DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DA FAURGS, COMENTADA E RESPONDIDA.

Instrução: o texto abaixo é base para a questão 832

O consumidor do século 21 é um reflexo da mais radical mudança de comportamento experimentada pelos brasileiros nas últimas duas décadas.
A publicitária Vera Aldrighi, responsável por essa pesquisa, explica que a maturidade, a serenidade, e a determinação traduzem o “novo consumidor”.
No hall dos sonhos, a família e o prazer de viver ganham maior importância e dividem o ranking com desejos de estabilidade financeira, aumento de renda e busca de mais conhecimento.
- Na era da inflação, durante os governos Sarney e Collor, os consumidores eram mais agressivos e revoltados. Acusavam os supermercados e o governo de vilões, desesperavam-se diante da perda de poder aquisitivo – lembra Vera.
Os consumidores estavam insatisfeitos, mas não tomavam atitudes transformadoras. Os projetos de vida e os valores continuavam os mesmos, a busca da felicidade estava atrelada à riqueza.
- Fomos surpreendidos por um novo brasileiro. Hoje não ______ mais paciência para aguardar a estabilidade econômica para ser feliz. A felicidade está condicionada ______ novos valores, ligados à família, ao bem-estar pessoal, à saúde.
“O novo consumidor está muito consciente de seu poder; escolhe marcas que estejam ligadas a ações positivas”, acrescenta. Esse novo modelo de felicidade e participação, mais do que um aumento da solidariedade, foi uma reação ao empobrecimento da população. Os entrevistados mostraram que estão trabalhando mais e com menos oportunidade de realização pessoal.
- A redução da renda deixou o cidadão mais carente. Tornou-se mais difícil, por exemplo, com pouco dinheiro no bolso, resolver a vida amorosa – explica Vera. (Zero Hora, 31 de agosto de 2003.Texto adaptado)

832.Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) o consumidor moderno, por estar ficando mais pobre, associa a felicidade à estabilidade financeira e ao aumento de renda.
(B) a forma de ser feliz do consumidor atual está associada à valorização maior da família, do bem-estar pessoal e da saúde.
(C) a redução da renda deixou o consumidor mais descuidado em relação ao que consome.
(D) os consumidores, na época da inflação, tomaram atitudes transformadoras em busca da riqueza, pois estavam desgostosos.
(E) o novo consumidor é mais impaciente e acusa o governo e, principalmente, os supermercados pela perda o poder aquisitivo.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

No trecho “No hall dos sonhos, a família e o prazer de viver ganham maior importância e dividem o “ranking” com desejos de estabilidade financeira, aumento de renda e busca de mais conhecimento”, vê-se que a forma de ser feliz está associada à valorização maior da família, do bem-estar pessoal e da saúde.

Resposta:B.

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